Workshop de Verão do Departamento de Matemática


Departamento de Matemática 00:00 - 00:00:00 19/02/2018 - 23/02/2018

O Workshop de Verão do Departamento de Matemática está de volta! Um evento com 10 anos de existência, o Workshop funciona como um fechamento de outra ação de extensão do Departamento, o Curso de Verão.

 

Confira abaixo toda a programação do evento: 

  • Algebras, quivers and adjoint fucntors 

    Ministrante:Professor: Kostiantyn Iusenko - USP
    Ementa: This mini-course is a short introduction to the basic concepts of category theory and representation theory of finite-dimensional algebras. We will learn the concept of adjoint functors and will show that the construction ''quiver'' <--> "algebra" can be interpreted as a pair of adjoint functors between certain categories. Lectures almost do not contain the proofs, theoretical part will be accompanied with examples, and sometimes introduced in the form of exercises.
    Datas e horários:19/02, 20/02 e 22/02. De 14:30 as 16:00.
     
  • Dinâmica, geometria e simetria

    Ministrantes:  Professores Andre Caldas de Souza - UnB, Lucas Seco Ferreira - UnB e Mauro Patrão - UnB.
    Resumo: Nesse minicurso, vamos apresentar um panorama geral e acessí­vel de assuntos relacionadas à  pesquisa do grupo de Sistemas Dinâmicos da UnB. Vamos focar em exemplos interessantes e apresentar as partes mais simples das técnicas e demonstrações.
    Datas e horários: 19/02 a 23/02. De 17:30 as 18:30.

 

  • Introdução à teoria de controle de sistemas dinâmicos 

    Ministrante: Professor Hugo Tadashi Muniz Kussaba - UnB
    Resumo: Nesse mini-curso abordaremos uma introdução à  teoria de controle de sistemas dinâmicos lineares, tanto de sistemas em tempo contí­nuo quanto de sistemas em tempo discreto, com maior enfoque no caso de tempo contí­nuo. Serão tratados os conceitos de controlabilidade e observabilidade de sistemas dinâmicos lineares, critérios para analisar a estabilidade desses sistemas e como realizar a estabilização desses sistemas, assim como estimar o estado desses sistemas a partir de medições.
    Datas e horários: 19/02 a 23/02/2018. De 16:30 as 17:30.

 

  • O fluxo redutor de curvas e superfícies

    Ministrante: Professor Hiuri Reis - IFG
    Ementa: Nesse minicurso, vamos discutir alguns aspectos da evolção de curvas pelo fluxo redutor de curvas. Vamos comçar apresentando a definição de fluxo redutor de curvas no plano Euclidiano e discutiremos algumas de suas propriedades. Em seguida, vamos estudar o fluxo redutor de curvas em superfícies, discutindo suas principais propriedades. Vamos apresentar as soluções autossimilares do fluxo redutor de curvas no plano Euclidiano, dando a classificação e descrição destas curvas. Para finalizar, vamos definir as soluções sólitons do fluxo redutor de curvas em superfícies e apresentar alguns propriedades e exemplos destas curvas.
    Datas e horários:19/02 a 21/02. De 16:30 as 18:00.

 

  • Problemas quasilineares elípticos modelados no espaço BV 

    Ministrante: Professor Marcos Tadeu Oliveira  Pimenta - UNESP
    Resumo: Nesse minicurso definiremos e exploraremos as propriedades básicas do espaço das funções de varição limitada. Especial atenção será dada às aplicações a problemas elí­pticos que se modelam naturalmente nesse espaço.
    Datas e horários: 19/02 - das 16:30 às 17:30; 20/02 - das 16:30 às 17:30; 21/02 -  das 17:30 às 18:30

 

  • Random and No-Slip Billiard Dynamical Systems

    Ministrante: Professor Scott CooK - Tarleton State University
    Resumo: This workshop will explore two variants of billiard dynamical systems - no-slip billiards and random billiards. We will emphasize both the important mathematical definitions/results and modern computer-based simulation techniques using Python and its scientific stack.
    A no-slip billiard systems (introduced by Broomhead & Gutkin [93]) uses a deterministic collision law for hard spheres with a single point of contact which allows transfer of momentum between translational and angular modes while conserving total kinetic energy. It act like a frictional force without complex deformations of the colliding spheres.  Students will simulate these no-slip system to explore how they contrast to standard specular systems.
    In a random billiard systems, the standard specular reflection law is given a random component via surface “microstructure”. These systems exhibit many of the properties of standard billiards system, but allow for scattering seen in real gas-surface interactions. We can define a notion of temperature for the surface, allowing a theory of stochastic thermodynamics (heat flow, entropy, work, etc) rooted in billiard dynamics. If time allows, we may discuss many particle systems which combine both of the collisions laws.
    Datas e horários: 19/02 a 23/02. De 14:30 as 16:00.

 

  • Flexible Thinking in the mathematics classroom

    Ministrante: Brigitte Lutz-Westphal - Departamento de Matemática da Freie Universität Berlin
    Resumo:Flexible thinking is an important element in mathematics education. It allows to grasp mathematical phenomena more clearly (cf. Wittmann (1985)) and trains the questioning of given facts. For a research-based approach to mathematics (cf. Ludwig, Lutz-Westphal, Ulm, 2017), flexible thinking is essential. It's also fun to think "around the corner" this way. This workshop introduces flexible thinking tasks (Lutz-Westphal (2018)) that can be applied to all levels of education. Subsequently, such tasks are jointly developed and tested in the group, so that the participants take home specific ideas for mathematics classroom activities.
    Datas e horários: 21/02 e 22/02. De 14:00 as 16:00

 

  • Sequências no GeoGebra

    Ministrante: Sérgio Carrazedo Dantas - Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Apucarana
    Resumo: O presente minicurso tem por objetivo promover a integração de conhecimentos técnicos relativos ao softwareGeoGebra e conhecimentos matemáticos sobre sequências algébricas e numéricas. Nas atividades desenvolvidas, exploramos ferramentas e comandos do GeoGebra que permitem construir sequências e arranjos geométricos por meio de iterações numéricas, isometrias dinâmicas e combinações de comandos internos do softwareGeoGebra. A participação nesse minicurso exige conhecimentos básicos sobre o GeoGebra.
    Data e horário: 20/02. De 14:00 as 16:00

 

 

  • O laboratório de educação matemática: concepções, trajetórias e implicações para a formação docente

    Ministrante: Janice Pereira Lopes - Universidade Federal de Goiás (IME/UFG)
    Resumo: O crescente nímero de Laboratórios de Ensino que têm se constituí­do junto aos cursos de Licenciatura em Matemática sugere a importância que tais laboratórios representam no processo de formação inicial de professores de Matemática. Tal crescimento impulsiona reflexões e pesquisas em torno das características, objetivos e fundamentos destes laboratórios, resultando, inclusive, no surgimento de diferentes nomenclaturas e concepções.  No cenário nacional, desde a promulgação da LNDBE, em 1996, e posteriormente da Resolução CNE/CP nº2, de 2002, que determina 400 horas de estágio curricular supervisionado, a importância dos LEM para a formação do professor de matemática tem sido destacada. Na UFG, a resolução 332 do CCEP (UFG), de 1992, estabeleceu um novo currículo para o Curso de Matemática. Esse minicurso pretende resgatar vestígios históricos do surgimento dos LEM, bem como algumas concepções e desafios que cercam a constituição e manutenção destes espaços.
    Datas e horários:21/02 e 22/02. De 16:30 as 18:30.