Projeto Apice On


Auditório 1 do HUB 08:00 - 12:00:00 28/03/2018 - 28/03/2018

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) convida os trabalhadores de todas as áreas assistenciais e administrativas, estudantes, residentes e preceptores para uma oficina sobre o projeto Apice On (Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia). O encontro, que será na próxima quarta-feira (28), no auditório 1, é realizado em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Não é preciso se inscrever para participar.

 

O objetivo da oficina é aproximar os profissionais do hospital para fortalecer o cumprimento das metas do projeto. “O grande desafio é integrar as equipes multidisciplinares com áreas médica e administrativa, já que o cuidado à mulher e à criança inicia quando eles chegam ao hospital. Todos são responsáveis pelas mudanças, não apenas a Unidade Materno-Infantil”, explica a chefe da unidade, Lizandra Moura Paravidine.

 

Durante o encontro, os participantes conhecerão o roteiro de atividades do Plano Operativo Anual, documento desenvolvido pelo grupo de trabalho do HUB (Grupo Estratégico Local) que apresenta os três eixos de atuação do Apice On e suas respectivas diretrizes: atenção, ensino/formação e gestão.

 

O Apice On
Iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Apice on visa qualificar as práticas de cuidado e formação profissional na obstetrícia e neonatologia. O projeto preconiza ações de qualificação nas áreas de atenção ao parto, nascimento e abortamento; saúde sexual e saúde reprodutiva; e atenção humanizada às mulheres em situação de violência sexual.

 

Após a assinatura do termo de adesão e compromisso de cooperação, em agosto de 2017, o HUB passou a ser um dos quatro hospitais do Distrito Federal a fazer parte da iniciativa, que conta com a participação de 94 unidades hospitalares do país. No DF, também integram o projeto o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), o Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) e o Hospital da Região Leste (HRL).