Semana de Publicidade - Ad Follow


Faculdade de Comunicação 08:00 - 00:00:00 20/08/2018 - 24/08/2018

Clique aqui para realizar sua inscrição no evento.

 

PROGRAMAÇÃO

20 DE AGOSTO – SEGUNDA-FEIRA (#MondayMotivation)
8h às 8h30 - Recepção e Abertura do evento (profa s. Maria Fernanda e Selma Regina)
8h30 às 10h - Mesa redonda "O Futuro da Publicidade", com Dóris (consultora da ONU), Eraldo Júnior (P7 Promo), Dario Joffily (Produtor e Artista Plástico) e mediação prof. Wagner Rizzo. (Auditório Pompeu de Sousa, FAC)
10h às 10h30 - Intervalo e abertura da "Exposição de cartazes Tipos Latinos", com profs. Wagner Rizzo e Selma Regina. (Parede do Laboratório de PP, FAC)
10h30 às 11h50 - Palestra "Do Spray ao sonho: graffiti, amizade e ciladas no caminho", com Daniel Toys e Mikael Omik, grafiteiros brasilienses. Apresentação: Suelen Valente. (Auditório Pompeu de Sousa, FAC)
14h às 16h - Oficina "Youtubers Mirins: análise de casos práticos", com Lívia Cattaruzzi, advogada do Instituto Alana, e profa. Suelen Valente. (Laboratório de Publicidade, FAC - 30 vagas)
15h às 17h40 - Apresentações especiais "Seleção de Trabalhos de Conclusão de curso da FAC". Mediação profa . Maria Fernanda. (Auditório Pompeu de Sousa, FAC)
19h - Cine Convite "A percepção do Medo": sessão comentada com o publicitário e diretor Armando Fonseca e mediação do prof. Sérgio Ribeiro. (Auditório Pompeu de Sousa, FAC)

21 DE AGOSTO – TERÇA-FEIRA ( #TransformationTuesday)
8h às 8h15 - recepção
8h15 às 9h40 - Palestra "Zona Criativa", com Gilson Leal, sócio fundador e diretor de criação da Radiola Publicidade & Design, apresentação profa . Priscila Borges. (Auditório Pompeu de Sousa, FAC)
9h40 às 10h - intervalo
10h às 11h50 - Palestra "Publicidades antijurídicas - publicidade enganosa e abusiva", com Dr. Guilherme Fernandes Neto, promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, apresentação profa . Maria Fernanda. (Auditório Pompeu de Sousa, FAC)
14h às 17h - Oficina "Criatividade em Publicidade", com Isabella Lara, profa . da FAC (Laboratório de PP, FAC - 30 vagas)
17h às 18h - Roda de conversa "Publicidade e diversidade", com Carol Soares (Inesc), Pâmella Moraes e Carol Garrido (Isobar), apresentação profa. Maria Fernanda. (Auditório Pompeu de Sousa, FAC)

22 DE AGOSTO – QUARTA-FEIRA (#WisdomWednesday)
8h às 8h15 - recepção
8h15 às 9h30 - Painel "Como saí do 115o lugar do Young Lions e cheguei na Delegação Brasileira de Cannes", com Hélio Maffia, redator da Young & Rubicam Brasil - videoconferência. (Auditório Pompeu de Sousa, FAC)
9h30 às 10h30 - Depoimento "A primeira vez a gente nunca esquece: minha experiência em Cannes", com Ana Luiza Marques e Victória Franco, alunas de Publicidade da FAC. (Auditório Pompeu de Sousa, FAC)
10h30 - intervalo
10h40 às 11h50 - Roda "Grand Prix: onde mora a inspiração em Cannes", apresentação de 5 casos vencedores, com profa . Maria Fernanda e alunos. (Auditório Pompeu de Sousa, FAC)
8h30 às 13h30 - Oficina "Colagem e Arte contemporânea: panorama entre México e Brasil", com Beatriz Chaves (Laboratório de PP, FAC - 10 vagas)
14h às 16h - Palestra "Publicidade na Internet", com Renato Godoy, do Instituto Alana, participação de Wesley Henrique de Assis e apresentação profa . Suelen Valente. (Auditório Pompeu de Sousa, FAC)
16h às 16h30 - Apresentação especial "Revista Dercy - Projeto premiado Expocom", com Daniela Franca, aluna de Publicidade da FAC (Auditório Pompeu de Sousa, FAC)
16h30 às 17h50 - Palestra "Inteligência artificial, Criatividade e Comunicação", com João Paulo Apolinário, egresso da FAC (Auditório Pompeu de Sousa, FAC).

23 DE AGOSTO – QUINTA-FEIRA (#ThrowbackThursday)
8h às 8h15 - recepção
8h15 às 10h - Mesa "A publicidade se desnuda: outros caminhos, outros mercados", Otávio Castro Neves (publicitário e funcionário público CGU), Guilherme Fortuna (CGU) e Pablo Júlio (designer gráfico e sócio-proprietário do Teta Cheese Bar). Mediação profa Maria Fernanda Valentim (Auditório da FAC).
10h - Palestra "O que é uma residência artística e como participar?", com Beatriz Chaves (Auditório Pompeu de Sousa, FAC)
14h às 16h - Oficina "O Fantástico Laboratório Criativo", com O Silva, ilustrador, e profa . Priscila Borges (Laboratório PP, FAC, 15 vagas)
14h às 18h - PPTop: Oficina de elaboração de apresentações digitais impactantes e customizadas, com Luciano Mendes, prof. da FAC (sala 4, FAC, 20 vagas).
16h às 18h: Avaliação de Portfólio, com participação da agência júnior de publicidade 296 (Local: na porta verde, FAC).

24 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA (#FridayVibes)
8h às 8h30 - recepção
8h30 às 10h - Palestra "Futurismo, inovação e comunicação", com Guga Delmont, professor da UDF, especialista em inovação (Auditório Pompeu de Sousa, FAC)
10h às 10h30 - intervalo
10h30 às 11h50 - Homenagem à profa . Selma Regina com Concurso de Cosplay e participação do prof. Wagner Rizzo - encerramento (Auditório Pompeu de Sousa, FAC)


DETALHAMENTO DAS OFICINAS

YOUTUBERS MIRINS: ANÁLISE DE CASOS PRÁTICOS
Responsáveis: Lívia Cattaruzzi (Instituto Alana) e Suelen Valente (FAC-UnB)
Data: 20 de agosto de 2018
Horário: 14h às 16h
Local: Laboratório de Publicidade, FAC
Número de vagas: 30
Descrição: A oficina irá apresentar o fenômeno dos youtubers mirins e discutir alguns dos impactos que exercem sobre o público infantil. Consiste na análise de casos práticos, alguns já denunciados pelo Instituto Alana. O objetivo é que os próprios alunos possam analisar os vídeos sob diferentes aspectos, como trabalho infantil artístico, publicidade velada e superexposição de crianças na Internet.
Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/oficina-youtubers-mirins-e-casos-denunciados-pelo-instituto-alana__337665

COLAGEM E ARTE CONTEMPORÂNEA: PANORAMA ENTRE MÉXICO E BRASIL
Responsável: Beatriz Chaves e Wagner Rizzo
Data: 22 de agosto de 2018
Horário: 8h30 às 13h30
Local: Laboratório de Publicidade, FAC
Número de vagas: 10
Descrição: Em julho de 2018 tive a oportunidade de participar da residência artística Obracadobra, no México, com suporte do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. Este é um workshop de colagem com foco em referências latinoamericanas criado a partir desta experiência.
Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/oficina--de-colagem-e-arte-contemporanea---panorama-entre-mexico-e-brasil__337679

CRIATIVIDADE EM PUBLICIDADE
Responsável: Isabella Lara
Data: 21 de agosto de 2018
Horário: 14h às 17h
Local: Laboratório de Publicidade, FAC
Número de vagas: 30
Descrição: Nessa oficina os alunos terão oportunidade de conhecer os princípios básicos que norteiam a aplicação das técnicas para a ampliação do potencial criativo no âmbito da Publicidade. Também terão a oportunidade de fazer uma experiência prática a partir da utilização de algumas das técnicas apresentadas.

Observação: para participar da oficina os alunos devem levar os seguintes materiais: papéis, plásticos, metais e outros itens que seriam descartados como "lixo". Além de tinta, cola, barbante, papéis coloridos, canetas, lápis e todo tipo de objeto que possa ser interessante para a construção de objetos e propostas visuais. Deixe a criatividade fluir na hora da escolha dos materiais e venha com a mente aberta para sair da "zona de conforto" da "mesmice cotidiana".

O FANTÁSTICO LABORATÓRIO CRIATIVO
Responsável: O Silva e Priscila Borges
Data: 23 de agosto de 2018
Horário: 14h às 16h
Local: Laboratório de Publicidade, FAC Número de vagas: 15
Descrição: O Fantástico Laboratório Criativo é uma oficina que propõe uma reflexão a respeito de criatividade. Se utiliza da imaginação para ressignificar objetos ordinários. É proposta de um momento lúdico conduzido pelos orientadores através de regras, aproximando a atividade de um jogo. Usando exercício de colagem, os alunos irão interpretar uma personagem, retirada de trecho do Livro dos Seres Imaginários, de Jorge Luís Borges.
Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/o-fantastico-laboratorio-criativo__337713

PPTop: OFICINA DE ELABORAÇÃO DE APRESENTAÇÕES DIGITAIS IMPACTANTES E CUSTOMIZADAS
Responsável: Luciano Mendes
Data: 23 de agosto de 2018
Horário: 14h às 18h
Local: Sala 4, FAC
Número de vagas: 20
Descrição: A oficina vai propor uma visão criativa sobre a elaboração de slides em programas digitais e a partir de um pensar gráfico criar estratégias narrativas que estabeleçam apresentações impactantes e adequadas a situações e públicos específicos. Analisando estruturas e exemplos a oficina pretende investigar como as boas apresentações funcionam – conceitualmente, tecnicamente e criativamente – e a partir desse mapeamento propor a construção coletiva e colaborativa de uma apresentação com um tema proposto pelos participantes.