Residência Móvel


Casa da Cultura da América Latina (CAL) 19:00 - 00:00:00 19/09/2018 - 22/09/2018

Do Setor Comercial Sul às cidades satélites: A arte e a mobilidade urbana

Intervenções, performances, proposições, vídeo e mesa redonda com artistas, curadores e palestrantes da Residência Móvel acontecem durante a Semana da Mobilidade do Distrito Federal no centro do Plano Piloto e nas Regiões Administrativas

 

De 19 a 22 de setembro, os artistas visuais Gu da Cei, Luisa Günther, Marcela Campos, Thalita Perfeito e RUT realizarão ações performáticas, intervenções e proposições urbanas e vídeo no Setor Comercial Sul e nas Regiões Administrativas do Distrito Federal: Águas Claras, Ceilândia e Planaltina. As performances acontecem durante a Semana da Mobilidade e são resultado da residência artística realizada entre os meses de agosto e setembro. A Residência Móvel é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal e tem o apoio da Secretaria de Mobilidade (SEMOB) e da Casa da Cultura da América Latina (CAL|UnB). A participação do público é gratuita e livre para todos os públicos.

 

A Residência Móvel tem como objetivo investigar as relações entre a desterritorialização, o fluxo e a mudança de paisagem estimulam e encorajam de forma contundente seu pensamento crítico, instigar as noções de uso e ocupação do território, promover experiências de imersão nos espaços compartilhados pela maioria dos cidadãos, provocar a prática consciente dos potenciais e limitações dos dispositivos existentes para a mobilidade da população. Durante cinco semanas, os artistas selecionados por uma comissão formada por pelas professoras Cecília Bona e Luísa Günther e a curadora e crítica de arte Marília Panitz participaram de palestras e visitas de campo.

 

Programação das apresentações:

 

Artista: Gu da Cei

Título: Motorista (karma)

            Performance

Data: 20 de setembro

Horário: das 15h às 17h30

Local: Caixa D'Água da Ceilândia

 

Título: Motorista (karma)

            Performance

Data: 22 de setembro

Horário: das 15h às 17h30

Local: Setor Comercial Sul

 

 Artista: Luísa Günther

Título: Se Cildo (vassorário)

            Proposições urbanas

Data: 22 e 22 de setembro

Local: Casa da Cultura da América Latina (CAL|UnB)

           Setor Comercial Sul

 

Título: Dispersão como demanda

            Proposições urbanas

Data: 22 e 22 de setembro

Local: Corredor de Circulação Central do Setor Comercial Sul

 

Artista: Marcela Campos

Título: Inconstante mobilidade formicidade

            Vídeo 41 min

Data: 19 de setembro

Horário: a partir das 7h

Local: Rodoviária de Planaltina

 

Título: Inconstante mobilidade formicidade

            Vídeo 41 min

Data: 21de setembro

Horário: das 16h às 18h

Local: Setor Comercial Sul – Em frente ao posto policial

 

Artista: RUT

Título: Sem título (observatório de pombos)

            Intervenção urbana

Data: 19 de setembro

Horário: das 9h às 11h30

Local: Esquina da 19 Sul com a Avenida Vereda da Cruz

           Águas Claras

 

Título: Sem título (observatório de pombos)

            Intervenção urbana

Data: 20 de setembro

Horário: das 9h às 11h30

Local: Estação Arniqueiras

           Águas Claras

 

Título: Sem título (observatório de pombos)

            Intervenção urbana

Data: 21 de setembro

Horário: das 16h às 17h30

Local: Setor Comercial Sul,

           Próximo ao Museu Correios, de frente para o Setor Hoteleiro Sul

 

Artista: Thalita Perfeito

Título: Sem título (a rota)

             Intervenção / Instalação

Data: 19 de setembro

Horário: das 14h às 17h30

Local: Próximo à Estação Ceilândia Centro

           Ceilândia

 

Título: Sem título (a rota)

             Intervenção / Instalação

Data: 21 de setembro

Horário: a partir das 7h

Local: Corredor de Circulação Central do Setor Comercial Sul

 

Mesa Redonda

Como parte da programação da Residência Móvel, no dia 19 se setembro, 19h às 22h, no auditório da Casa de Cultura da América Latina (CAL), acontece a Mesa Redonda com a participação dos palestrantes e dos artistas que participaram da residência artística. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. A CAL fica no Setor Comercial Sul Quadra 4, Edifício Anápolis. A entrada é franca e livre para todos os públicos.

 

Sobre os artistas

Artista visual RUT nasceu e produz em Brasília. Formado em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (UnB), atualmente cursa Cinema e Mídias Digitais pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Sua obra percorre o desenvolvimento de técnicas experimentais de intervenção acústica, audioarte, vídeo, performance e projetos relacionais.

 

Gu da Cei é ceilandense e pesquisador da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, desenvolve seu trabalho no âmbito da intervenção urbana, performance e vídeo, além de buscar compreender as possibilidades dialógicas entre processos históricos e contemporâneos da fotografia, bem como seus espaços de exibição e circulação.

 

Formada em Licenciatura em Artes Plásticas e Pós Graduada na Faculdade Dulcina de Moraes, Marcela Campos realiza sua pesquisa individual pautada em performance e vídeo. A artista visual Thalita Perfeito é graduada em bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília e mestranda na mesma instituição

 

Sobre a Residência Móvel

Idealizada pela professora e artista visual Cecília Bona, a Residência Móvel tem como objetivo instigar as noções de uso e ocupação do território, promover experiências de imersão nos espaços compartilhados pela maioria dos cidadãos, provocar a prática consciente dos potenciais e limitações dos dispositivos existentes para a mobilidade da população. A noção de cidadania é convocada e ativada numa deriva que busca dispor de todas as formas de deslocamento possíveis a fim de desencadear processos de natureza crítica, filosófica e estética sobre o direito de ir e vir, inerente a todo cidadão.

Residência Móvel