Hipnose, Dores Crônicas e Complexidade: Técnicas Avançadas


Restaurante Carpe Diem, 104 Sul 18:30 - 00:00:00 06/12/2018 - 06/12/2018

O interesse pela hipnose pode ser incrementado a partir da obra “Hipnose, Dores Crônicas e Complexidade: Técnicas Avançadas”, recém publicada pela Editora Universidade de Brasília, que será lançada no próximo dia 06 de dezembro, às 18h30, no restaurante Carpe Diem.

 

Seu autor, Mauricio S. Neubern, se utiliza de um arcabouço conceitual desenvolvido por Edgar Morin, denominado como o Método, a partir de uma ótica complexa. É dentro dessa complexidade que Neubern procura dar espaço à hipnose, que, segundo ele, é altamente afetada por uma perspectiva reducionista que supervaloriza noções individualistas, associando a técnica a uma perspectiva de controle.

 

Entretanto, o autor admite que a hipnose tem alcançado, nos últimos anos, reconhecimento científico e conquistado território institucional. Devida à importância epistemológica e clínica do tema é que Neubern se dispôs a conceber que o problema da técnica hipnótica necessita de uma compreensão ampla, sobretudo – em suas palavras – para que tal prática seja qualificada em função do humano. Daí a razão deste livro, que derivou de pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto “Complexidade, Hipnose e Subjetividade nas Relações Terapêuticas”, do Instituto de Psicologia da UnB.

Hipnose, Dores Crônicas e Complexidade: Técnicas Avançadas