Educação Superior e Transformação Social: Decolonização e Igualdade Racial


Universidade de Brasília 00:00 - 00:00:00 08/01/2019 - 31/03/2019

Educação Superior e Transformação Social: Decolonização e Igualdade Racial

 

Esta é uma oficina de trabalho internacional da Researcher Links financiado pelo British Council.

 

A oficina de trabalho será coordenada pela professora Shirley Anne Tate, diretora do Race Education and Decoloniality (CRED), da Carnegie School of Education, Leeds Beckett University, e pelo Professor Breitner Tavares (Programa de Pós graduação em Sociedade, Desenvolvimento e Cooperação (PPGDSCI) na Universidade de Brasília e pesquisador pós-doc no CRED em 2018.

 

A oficina de trabalho será realizada na Universidade de Brasília, Brasil, de 3 a 5 de junho de 2019, enfocando o racismo como uma desigualdade estrutural que afeta o desenvolvimento do bem-estar social. O objetivo é comparar a eficácia das abordagens atuais para a desigualdade racial nas universidades, e contará com a participação de jovens pesquisadores(as) do Brasil e do Reino Unido (17 por país).

 

Assim, estamos procurando, até 31 de março, pesquisadores(as) juniores para serem participantes da oficina de trabalho que sejam:

 

a) doutorandos(as) em universidade brasileira ou britânica residentes no Brasil;
b) doutores(as) com menos de oito anos de obtenção do título;
c) doutores(as) por uma universidade brasileira ou britânica e tiveram sua primeira nomeação como professores(as) nos últimos seis anos.

 

Como pesquisador(a) júnior, você se engajará durante esta oficina de trabalho na análise do racismo e da racialização dentro das universidades com foco transnacional nas práticas institucionais associadas às políticas públicas de bem-estar social e desenvolvimento. Os participantes da oficina de trabalho desenvolverão um roteiro transnacional para a decolonização da universidade. Além disso, espera-se que se produza um documento a partir de um painel discutido durante o evento e que se trabalhe de forma colaborativa em outras produções, como publicações em livros e periódicos.

 

Os participantes da oficina de trabalho serão selecionados a partir do preenchimento desta inscrição (https://goo.gl/forms/NtJMcrQj5gOw9o2q1), demonstrando seu interesse em trabalhar com temas relacionados a raça/racismo e ensino superior e na decolonização de universidades.

Os candidatos não serão excluídos com base em sexo, raça, etnia, crença religiosa, orientação sexual, identidade de gênero, deficiência ou idade, valorizando a diversidade e, por isso, os candidatos que são de grupos sub-representados são particularmente incentivados a se inscrever.

 

Para viabilizar a participação, os selecionados contarão com recursos para acomodação e passagens.

 

Para maiores informações, favor enviar mensagem para: breitner@unb.br.