Exposição: Não-dito


CAL UnB 19:00 - 00:00:00 13/02/2019 - 02/04/2019

Exposição na CAL inspira debate sobre crise de representação política

Mostra reúne imagens de frases deixadas nas ruas e santinhos políticos. Trabalho da fotógrafa e pesquisadora Ana Lira fica em cartaz até início de abril.

 

A partir  do dia 13 de fevereiro (quarta-feira), às 19h, aporta pela primeira vez, em Brasília, a exposição "Não-Dito", da artista pernambucana Ana Lira, que vai ocupar as galerias CAL e Acervo da Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL). Com o apoio cultural do governo do Estado de Pernambuco, por meio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura - Funcultura, e parceria da CAL/UnB, a mostra reúne obras criadas a partir de resquícios e resíduos de campanhas eleitorais coletados em centros urbanos brasileiros. A mostra tem curadoria de Pablo Lafuente e produção da Proa Marketing Cultural e Projetos.

 

"Não-Dito" resulta de um processo de pesquisa do projeto Voto!, no qual a artista explorou a atual crise de representação política brasileira, mapeando discursos criados por rasgos, escritos e colagens que foram deixados para trás pela população e transformados pela ação do tempo. O conjunto discute as relações de envolvimento e transparência nos processos de representação e o desgaste dos formatos de atuação política. Assim, busca, também, incentivar uma cultura de participação coletiva.

 

As intervenções vêm sendo mapeadas, desde 2012, em inúmeras cidades brasileiras, nas cinco regiões do país. Além disso, a artista exibe séries de imagens, pôsteres e intervenções que dialogam com os principais debates públicos ocorridos no Brasil, nos últimos anos.

 

Não-Dito agrega, ainda, uma exibição de curtas e vinhetas resultantes da ação coletiva Eleições: crise de representação, que foi iniciada em Recife, em 2010, e deu origem a todas as etapas do projeto em exibição na CAL/UnB.

 

Com o objetivo de incentivar uma cultura de participação coletiva, a exposição, também, será cenário de vivências sobre as relações de envolvimento e transparência nos processos de representação e o desgaste dos formatos de atuação política. Paralelamente à mostra um programa público contendo um workshop e a construção de um grupo de estudos e experimentação vai trabalhar os conteúdos que nortearam a pesquisa artística e propor relações com o cenário local.

 

"A pesquisa exposta foi realizada no Nordeste, mas a discussão que propomos faz sentido em qualquer região do país", observa Ana Lira que, desde o início do mapeamento, buscou tornar o debate acessível a qualquer público. "A proposta é que a exposição seja, ao mesmo tempo, uma plataforma de diálogo com qualquer pessoa ou grupo interessados nessas temáticas, em Brasília, bem como uma forma de continuar desenvolvendo o próprio projeto".

 

 Voto! foi exibida na 31ª Bienal de São Paulo, em 2014. Em 2015, a exposição Não-Dito recebeu o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea. O projeto já foi exibido em todas as regiões do país,Brasília é a última cidade do circuito.

 

Ana Lira nasceu em Caruaru (PE). Vive atualmente, em Recife, e seus trabalhos tocam as relações de poder e as dinâmicas de comunicação no campo das narrativas visuais e das publicações independentes.

 

Os dias e horários das atividades paralelas serão divulgados pela rede social do projeto no Instagram e pela página www.facebook.com/naodito e pelas mídias sociais da CAL. A exposição possui audiodescrição. Grupos e escolas também podem agendar visitas.

 

Mais informações: (61) 3107-7964.

Exposição: Não-dito