Aula Inaugural 2019.1 da Faculdade de Educação


Universidade de Brasília 19:00 - 17:00:00 20/03/2019 - 21/03/2019

A Faculdade de Educação da UnB abre o ano acadêmico de 2019 discutindo Paulo Freire a partir da sua mais importante obra: Pedagogia do Oprimido, que completou 50 anos em 2018.

A obra de Paulo Freire será debatidas em dois momentos:

 

1º Momento

Dia 20 de março – Aula inaugural da FE

Hora: 19 horas

Local: Auditório Dois Candangos

O LEGADO DE PAULO FREIRE E OS 50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

O convidado apresentará a gênese da formulação e da redação da Pedagogia do oprimido por Paulo Freire, sua obra mais conhecida e reconhecida mundo afora. Em seguida, pretende reconstituir historicamente a trajetória das edições, com destaque para as primeiras, principalmente para a realizada no Brasil, por causa de sua proibição imposta pela ditadura militar, que havia se instalado no País em abril de 1964. À época, a proibição de Freire no Brasil criou um gigantesco e profundo desconforto para os brasileiros perante a comunidade científica mundial que, ao contrário dos nossos governantes que o trataram como "subversivo" e prejudicial à educação brasileira, o consideravam (e continuam considerando) como um dos pedagogos, e até mesmo dos pensadores, mais importantes do século XX.

Nas comemorações dos seus 50 anos, a obra se mostra mais atual do que nunca e seu não reconhecimento como um dos mais importantes textos escritos no século passado pode repetir, aos olhos do mundo, a demonstração de uma ignorância sobre o que seja fundamental para a educação e para a ciência contemporânea.

 

2º Momento

Dia 21 de março

Hora: 14:30

Local: Auditório da Faculdade de Comunicação – FAC

Atividade conjunta com o Instituto de Letras

EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA E PEDAGOGIAS NEOCONSERVADORAS

Na conversa com os educadores da UnB, o convidado apresentará algumas propostas de análise para a compreensão da aparente ininteligibilidade de fenômenos político-educacionais que têm ocorrido na contemporaneidade, especialmente na adesão das massas a projetos de sociedade neoconservadores que são contra seus próprios interesses. Que pedagogias estariam alimentando tais adesões? Por que sua eficácia?

Uma das hipóteses levantadas é a de que os instrumentos de análise que estão sendo usados podem não dar conta da complexidade dos fenômenos políticos desta fase da acumulação capitalista e que somente uma educação conscientizadora pode se contrapor e anular os efeitos das pedagogias de massa do Neoconservadorismo.

Quem é o convidado:

O professor José Eustáquio Romão é o nosso convidado. Doutor em educação (1996) pela Universidade de São Paulo e diretor e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), de São Paulo. É secretário-geral do Conselho Mundial de Institutos Paulo Freire, sendo também fundador e diretor do Instituto Paulo Freire do Brasil. O professor Romão teve sua trajetória acadêmica junto a Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo sido pró-Reitor de ensino e pesquisa (1994/97), além de ter sido secretário municipal de educação da cidade da zona da mata mineira entre os anos de 1983/88. Foi professor visitante de várias universidades como Lusófona de Portugal, da República no Uruguai, da UCLA, na Califórnia. Foi ainda, membro do Conselho Nacional de Educação – CNE, entre os anos de 2012 a 2016. 

Sobre a obra de Paulo Freire mais conhecida:

O Brasil conheceu a obra, Pedagogia do Oprimido, a partir de traduções realizadas do inglês e do espanhol a partir das reflexões de Freire sobre o projeto das 50 horas de Angicos (RN), realizado no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a partir de uma cooperação técnica com uma agência americana. Em 2017, após anos de buscas em diversos locais, foram localizados no Chile, e posteriormente publicados em espanhol, a única versão original atribuída a Paulo Freire, que as deu para guarda a um casal de amigos chilenos que o recepcionou quando do exílio naquele país. A partir dos manuscritos de Freire, localizados no Chile, outros olhares sobre o seu legado foram lançados sobre a sua obra. Na oportunidade será apresentada a versão em português dos manuscritos da Pedagogia do Oprimido localizados no Chile.