Cinema: O Olmo e a Gaivota


CAL UnB 19:00 - 00:00:00 18/04/2019 - 18/04/2019

Filme faz parte de ciclo de exibições que segue até julho

Uma travessia pelo labirinto da mente de uma atriz que se prepara para encenar A Gaivota, de Tchekov. Quando a peça começa a tomar forma, Olivia descobre que está grávida. O que parecia ser encenação, revela-se como a própria vida. Os meses de gravidez se desdobram como um rito de passagem e forçam Olivia  a confrontar seus medos mais obscuros. O filme O Olmo e a Gaivota, das cineastas Petra Costa e Lea Glog, será exibido dia 18 de abril, às 19h, no Auditório da Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL), com entrada gratuita.

 

Uma parceria do Cinema CAL e o Cinema Urbana -  um coletivo de produtoras e pesquisadoras que se debruçam, em seus projetos, sobre a questão urbana e que se realizam em torno do formato audiovisual (filmes, mostras, pesquisas acadêmicas, entre outros) -, o ciclo de exibição teve início em março e segue até julho, com uma sessão a cada mês, seguida de debate. O Olmo e a Gaivota foi escolhido pela equipe que realizou o longa-metragem Na Barriga da Baleia, que estreia na direção de Patricia Colmenero e conta com equipe técnica feminina.

 

Sobre as cineastas

A diretora brasileira Petra Costa estreou, em 2012, no Festival Internacional de Documentários de Amsterdam com o longa-metragem Elena, que ganhou diversos prêmios em festivais ao redor do mundo e conta a história de duas irmãs – enquanto uma busca pela outra, a distinção entre suas identidades começa a nublar, uma mistura de sonho febril e thriller psicológico. Foi o documentário mais assistido no Brasil em 2013 e, no ano seguinte, teve um grande lançamento nos Estados Unidos. Com produção executiva de Fernando Meirelles e Tim Robbins, que também é produtor de O Olmo e a Gaivota, o filme foi caracterizado como um "sonho" cinematográfico" pelo New York Times e "espantoso e inesquecível", pelo Hollywood Reporter.

 

Graduada pela Escola Nacional de Cinema da Dinamarca, Lea Glob  foi aclamada pelo curta-metragem Meeting My Father Kasper Hojat, uma interpretação autobiográfica do encontro da diretora com o pai, que ela perdeu há muito tempo. O filme é quase uma investigação arqueológica da identidade do pai através da imaginação da diretora, em que ela percorre as caixas de objetos deixadas no rastro de seu pai. Entre outras premiações, a obra foi indicada ao Prêmio Nacional de Cinema Dinamarquês e ao Prêmio Robert e recebeu um Panda de Ouro de documentário mais inovador no Festival Chinês Shiuan TV.

 

O Coletivo

O Cinema Urbana surgiu em 2018 quando da experiência em executar o Festival Internacional de Cinema de Arquitetura – Archcine, em Brasília. Com uma extensa programação realizada no Setor Comercial Sul, em parceria com a Casa da Cultura da América Latina da UnB, foi possível experimentar a pulsante reflexão que o SCS traz para a vida urbana da cidade, ressaltada nos debates da programação e atividades de intervenção urbana, que criou, naquela ocasião, uma sala de cinema ao ar livre e aberta ao público.

 

Com o objetivo de se aproximar do cotidiano das cidades do Distrito Federal, o Coletivo realiza um diálogo com as vivências locais, trazendo o entendimento ao público sobre o direito à cidade e suas estruturas (sociais, culturais, ambientais e arquitetônicas), bem como pretende fortalecer a reflexão sobre o exercício da cidadania - por esta palavra entendemos a formação, informação e participação múltiplas na construção da cultura, da política, de um espaço e de um tempo coletivos.

 

Fortalecendo a continuidade dessas parcerias, e as ações no SCS, o Cinema Urbana assume sua identidade na ocupação desse espaço que revelou, na intensidade da centralidade de Brasília, potencializar a reflexão sobre a cidade ao possibilitar diversas vivências e propostas criativas.

 

Mais informações: 61 3107 7963 | 7966

Entrada franca

Classificação indicativa: 12 anos

Parceria: Cinema CAL/ Cinema Urbana

Cinema: O Olmo e a Gaivota