Universidade – um bem público ameaçado?


Complexo Cultural da República 18:30 - 00:00:00 12/06/2019 - 12/06/2019

Universidade – um bem público ameaçado?

 

A Editora UnB promove debate sobre o tema na 35ª Feira do Livro de Brasília, no dia 12 de junho, às 18h30, no estande da Editora. Nesta edição, a Feira será realizada no Complexo Cultural da República, entre os dias 06 e 16 de junho

 

Em sociedades democráticas, o conhecimento produzido pelas universidades e seus benefícios são reconhecidos e amparados plenamente pelo Estado. As universidades públicas são um patrimônio da sociedade brasileira e são espaços de excelência do conhecimento. Estão nelas a grande maioria das pesquisas desenvolvidas no Brasil, cerca de 90%. Não é razoável ignorar que investir nas universidades é investir no desenvolvimento do país.

 

Em momentos de crise ou de mudanças institucionais, narrativas diversas são produzidas para justificar projetos de poder. As universidades públicas e gratuitas estão no centro de um debate carregado de subjetividades a respeito de qual papel as universidades públicas desempenham no desenvolvimento do país e a quem se destinam. Por muitos anos uma agenda de inclusão permitiu a democratização do ensino superior no Brasil. É o que revela pesquisa recentemente divulgada pela Andifes que mostra o Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais. Segundo o levantamento, a maioria dos alunos das instituições de ensino superior públicas é pobre, negra e de família de trabalhadores que não tiveram acesso à graduação.

 

Para este debate, convidamos José Geraldo de Sousa Junior, ex-reitor da UnB e professor na Faculdade de Direito/UnB, Isaac Roitman, professor emérito da UnB e coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro do CEAM/UnB, e a professora Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida.

 

>> Confira a programação da Editora na 35ª Feira do Livro de Brasília.

Universidade – um bem público ameaçado?