Livro: Fronteiras linguísticas em contextos migratórios


Café da ADUnB 18:30 - 00:00:00 13/06/2019 - 13/06/2019

Organizado por Sabine Gorovitz e Dioney Moreira Gomes, o livro Fronteiras linguísticas em contextos migratórios, terá lançamento em duas ocasiões. No dia 13/06, a obra será lançada no Café da ADUnB, às 18h30; no dia 15/06, o encontro será na Feira do Livro de Brasília, às 11h, no estande da Editora UnB.

Sobre o livro: As fronteiras nunca impediram a circulação de homens e mulheres no mundo. Invasores, colonos, migrantes, refugiados, pessoas deslocadas, viajantes estão constantemente cruzando essas fronteiras em todas as direções,  misturando línguas e costumes em contato com as populações locais.

Os autores deste livro exploram, cada um a sua maneira, os contextos  em que as relações entre línguas e fronteiras foram forjadas nos níveis político e ideológico, com forte ênfase na observação das práticas linguísticas e na análise de diálogos e interações entre falantes de diferentes idiomas. A articulação das diferentes abordagens possibilita aqui, pelo menos em parte, explicar a complexidade dos fenômenos observados.

Tal qual um manifesto em favor do reconhecimento do multilinguismo, o livro homenageia as práticas bilingues e os recursos criativos que cada falante implementa, onde ele está, de onde ele está falando, para criar um vínculo com os outros. (Christine Deprez - professeure en sciences du langage, CEPED, Université Paris Descartes)
.

Livro: Fronteiras linguísticas em contextos migratórios