Lançamento: Revista Saúde em Debate


Faculdade de Ciências da Saúde 18:00 - 00:00:00 11/12/2019 - 11/12/2019

Revista Saúde em Debate aborda desafios da Pesquisa Translacional

Nesta quarta-feira, 11 de dezembro, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva lança edição especial da Revista Saúde em Debate que traz como tema a importância da Pesquisa Translacional e seus impactos para melhorias dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A pesquisa translacional é um ramo interdisciplinar de investigação da área Biomédica que tem como objetivo aglutinar disciplinas, recursos, conhecimentos e técnicas a fim de promover avanços na prevenção, diagnósticos e terapias, melhorando, assim, o sistema global de saúde. Visa preencher a lacuna existente entre a pesquisa básica e sua aplicação na saúde.

 

Do ponto de vista organizacional, a pesquisa translacional significa traduzir conhecimentos com a relação teoria e prática que acontece politicamente e organizacionalmente.  Partindo do ponto de vista estrutural de governança, financiamento e prestação de serviços do SUS, a pesquisa em questão se mostra um desafio quando se observa que é necessário se abrir debates para avaliar de que forma efetiva é possível transpor o conhecimento científico aos processos de tomadas de decisão nas políticas públicas de saúde.

 

A revista, que traz como tema Pesquisa translacional em Saúde Coletiva: da bancada ao SUS, traz artigos que discutem e ampliam o entendimento sobre as relações entre os conceitos de pesquisa translacional e de tradução do conhecimento para o SUS, além da sua importância para o Complexo Econômico e Industrial da Saúde, passando pela apresentação e pela análise de mecanismos e ferramentas para facilitar e mediar a aplicabilidade dos resultados de pesquisa científica nas políticas de saúde. 

 

O evento está previsto para começar às 18h, no auditório 01 da Faculdade de Ciências da Saúde (FS/UnB), campus Darcy Ribeiro.

Lançamento: Revista Saúde em Debate