II Seminário sobre Segurança Alimentar e Nutricional


Auditório da LBV 08:00 - 18:30:00 29/08/2016 - 29/08/2016

A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) trata sobre o direito de todos ao acesso regular a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, respeitando a diversidade cultural e que sejam ambiental, econômica e socialmente sustentáveis. A SAN destina-se à população que se encontra em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. No dia 29 de setembro, o “II Seminário Internacional sobre Segurança Alimentar e Nutricional – Cenário Atual” debaterá sobre a dimensão do problema. O evento faz parte das atividades promovidas em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, e é uma iniciativa do Sesc-DF e da Universidade de Brasília, por meio do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte – GESPORTE.

O cenário atual de segurança alimentar e nutricional são os temas que serão discutidos nas palestras. O objetivo do seminário será trazer soluções para o problema da falta de alimentos. “Queremos despertar a comunidade, instituições e empresas para o problema mundial da segurança alimentar e nutricional, chamando atenção para os desafios e soluções apresentadas por estudiosos renomados atuantes nessa área”, explica a coordenadora do Programa Mesa Brasil do Sesc-DF, Marlete de Salles Oliveira.

Durante o evento, análises de cenários, pesquisas e estudos serão apresentadas por renomados profissionais, na perspectiva de enfrentamento de desafios, de busca de soluções e de novos posicionamentos. Oito especialistas da área de agronomia, nutrição, economia e biologia discutirão sobre as questões da crise alimentar. São eles: Elisabetta Gioconda Iole Recine – Coordenadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da UnB; Maria Emilia Pacheco – Federação de Órgãos de Assistência Social e Educacional (Fase); Denise Oliveira – Coordenadora do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares da Rede Interinstitucional de Alimentação e Cultura; Elaine Azevedo – Doutora em Sociologia Política e Mestre em Agroecossistemas; Michele Lessa de Oliveira – Coordenadora-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde; Ana Paula Bortolleto – Pesquisadora em alimentos do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens); Norbert Wilson – Professor de Economia Agrícola da Universidade de Auburn, Alabama; e Maria João Gregório – Doutora em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição.

Podem participar universitários, docentes, instituições socioassistenciais, empresas doadoras de alimentos, órgãos públicos, voluntários, conselhos de classe e usuários dos serviços do Sesc. No final de cada debate, o público poderá se manifestar por meio de perguntas para os palestrantes. São 500 vagas disponíveis. Para se inscrever, basta acessar o site www.sescdf.com.br. O evento é gratuito.