Filme: Hélio Oiticica


Auditório Gonzaguinha - CAL 12:00 - 00:00:00 09/05/2017 - 09/05/2017

No final dos anos 1960, o Tropicalismo sacudiu o ambiente cultural no Brasil. Ao romper   com inúmeros parâmetros, principalmente na música, quando misturou velhas tradições populares a muitas novidades artísticas espalhadas pelo planeta, o movimento atingiu também outras esferas culturais, como artes plásticas, cinema e poesia. Tendo como maiores expoentes, Caetano Veloso e Gilberto Gil, seus integrantes criaram um grande coletivo, que envolveu um grande número de artistas.

 

Em 2017, o Tropicalismo, também conhecido como Tropicália, completa 50 anos. Para celebrar a data, o CineCAL exibe, em maio, dez filmes feitos por cineastas ou que falam de pessoas que se destacaram no movimento, como Glauber Rocha, Cacá Diegues, Joaquim Pedro de Andrade, Glauco Rodrigues e Hélio Oiticica. Entrada franca.

 

Sinopse do filme:

Hélio Oiticica (Brasil). Direção de César Oiticica Filho, 2012, 94 min. Conta a história do artista plástico Hélio Oiticica, através de fitas K7 que o próprio gravou durante os anos de 1960/1970. As "Heliotapes" foram encontradas por seu sobrinho Cesar Oiticica Filho, que dirige o longa, quando preparava uma exposição sobre a vida e obra do tio. Fugindo da narrativa tradicional, o filme aborda diversos aspectos da biografia de Oiticica, como suas aspirações anarquistas, sua temporada em Nova York e seu contato com as drogas. Classificação: 16 anos

 

Confira a programação completa clicando aqui.