HOMENAGEM

Lincoln da Silva Gimenes foi representado pela filha Nina Vasconcelos Gimenes na cerimônia de outorga da honraria

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

 

Uma cerimônia carregada de emoção. Assim foi a entrega do título de Emérito ao professor Lincoln da Silva Gimenes, do Departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB) do Instituto de Psicologia (IP). O docente foi representado por sua filha, Nina Vasconcelos Gimenes, e por sua esposa, a também professora do PPB Laércia Abreu Vasconcelos, e recebeu homenagens de diversos colegas, com depoimentos gravados em vídeo ou feitos ao vivo.

 

Desde 2014, o professor está aposentado em virtude de doença degenerativa grave, porém, a paixão pela profissão faz com que siga trabalhando de casa. “A trajetória dele de 28 anos de UnB ainda não foi interrompida”, afirma o ex-reitor João Claudio Todorov. “O Lincoln é incrível. Ele ainda recebe e co-orienta alunos. Quando vou visitá-lo, conversamos sobre diversas coisas que temos em comum. Foi um grande companheiro de pesquisa no departamento e é um grande amigo pessoal”.

 

Devido à doença, Lincoln levou cinco horas, divididas em três dias, para escrever o discurso – que durou cerca de cinco minutos na leitura feita por sua esposa Laércia – feito especialmente para a cerimônia de outorga do título. “Lágrimas me vêm aos olhos por não poder estar presente nesta cerimônia, mas estarei aí de alguma forma. A professora Laércia será a minha voz. Minha querida filha, Nina, será meus outros sentidos. Mais do que receber esta honraria, me emociona estar na companhia de tão ilustres pares anteriormente agraciados”, escreveu.

Colegas, amigos e ex-reitores homenagearam Lincoln da Silva Gimenes. Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

 

Colegas, amigos e ex-reitores homenagearam Lincoln da Silva Gimenes

 

O docente formou-se em Psicologia na Fundação Educacional de Bauru (SP) em 1972. Entre 1977 e 1986, foi professor da Universidade Federal do Ceará e, em 1987, assumiu o cargo de docente no então Departamento de Psicologia do Instituto de Ciências Biológicas da UnB – onde participou ativamente da criação de quatro departamentos, da reestruturação do programa de mestrado e da elaboração do programa de doutorado.

 

Como acadêmico, Lincoln Gimenes atuou no estudo de modelos experimentais para a compreensão de distúrbios comportamentais na área da saúde e obteve indicadores para a exposição a agentes tóxicos. Orientou 14 dissertações e nove teses, publicou 18 artigos em periódicos nacionais e internacionais, escreveu 12 capítulos de livros e apresentou 11 trabalhos em congressos.

 

É doutor e mestre em Biopsicologia pela University of Chicago e mestre em Psicologia Experimental pela North Dakota State University (1975).

 

PEDIDO – Em seu discurso, o agora professor emérito da UnB fez um apelo aos cientistas e pesquisadores da área da saúde. “Quero aproveitar essa oportunidade para solicitar maior conscientização sobre as doenças do neurônio motor, algo pouco conhecido e que pode acometer qualquer um de nós sem aviso prévio. Peço apoio, quando possível, às pesquisas nessa área. Por enquanto, vamos que vamos. Mas como disse o físico britânico Stephen Hawking, ícone dessa luta: ‘Enquanto há vida, há esperança’”.

 

O reitor Ivan Camargo se emocionou e afirmou que o professor é um exemplo não só para o Instituto de Psicologia, mas para todos na UnB. “Cada outorga do título de Emérito tem uma característica e esta, sem dúvida, é especial. Eu nunca entreguei – e acho que os colegas ex-reitores também não – a honraria à filha do homenageado. Uma cerimônia carregada de emoção, com depoimentos cheios de admiração pelo exemplo que foi o professor Lincoln”, disse o reitor.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.