COP21

Eduarda Zoghbi, de Ciência Política, é uma das finalistas de concurso que irá selecionar jovens para 21ª Conferência do Clima, em Paris

Foto: Julio Minasi/UnB Agência

 

A estudante Eduarda Zoghbi, do curso de Ciência Política da Universidade de Brasília, é finalista do concurso The Global Youth Video Competition on Climate Change, que levará jovens de 18 a 30 anos para participar da cobertura da 21ª Conferência do Clima (COP21).

 

Realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a reunião irá debater as mudanças climáticas no mundo e ocorre entre 30 de novembro e 11 de dezembro, em Paris.

 

Os participantes do concurso enviaram vídeos, de até três minutos, contando suas ações para a preservação do meio ambiente, o combate às mudanças climáticas e as soluções inovadoras em suas localidades. Foram mais de 500 produções inscritas e Eduarda está entre os 24 finalistas.

 

A iniciativa terá dois vencedores - o autor do vídeo com mais visualizações e uma pessoa selecionada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) e pela Television for the Environment (TVE), do Reino Unido, promotoras do evento.

 

Os selecionados ganharão a viagem a Paris para entrevistar autoridades e produzir reportagens e postagens em mídias sociais sobre a conferência. Por enquanto, a jovem de 22 anos está em segundo lugar no concurso. Sua produção conta com mais de 29 mil visualizações. No vídeo, ela mostra algumas ações em sua comunidade e traz depoimentos de pessoas que marcaram sua trajetória acadêmica e profissional.

 

"Peço que todos assistam ao vídeo, compartilhem nas redes sociais, divulguem para os amigos e me ajudem a ser a voz dos brasileiros na COP21", convoca a estudante. A votação vai até a meia-noite de quinta-feira, 17 de setembro.

 

 

ENGAJAMENTO - A intenção de Eduarda é contribuir para que o Brasil, rico em recursos naturais, dê a devida importância às questões ambientais. “Muitos dizem que se preocupam, mas não fazem absolutamente nada para mudar a situação crítica em que o mundo se encontra. Quero mostrar que toda ação do dia a dia tem impacto muito maior do que a gente pensa”, explica.

 

Bastante engajada, Eduarda já teve a oportunidade de fazer intercâmbio na Dinamarca, local que, para ela, é referência na utilização de fontes renováveis e onde pôde acompanhar com mais proximidade a 15ª Conferência do Clima. Atualmente, a estudante faz estágio na Embaixada do Reino Unido, onde trabalha na área de mudanças climáticas.