PESQUISA

Simpósio Memória e Perspectivas marca comemorações do aniversário do PósLIT

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

Na última semana, estudantes, professores e convidados lotaram o anfiteatro 9, no ICC Sul, em comemoração aos 40 anos do Programa de Pós-graduação em Literatura da UnB (PósLIT). Em clima de alegria e festa, a data foi celebrada com dois dias de debates, teatro, música e poesia.

 

No Simpósio Memórias e Perspectivas, além de homenagens emocionadas aos professores do Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL) e da entrega do Prêmio Nicolas Behr de Literatura a jovens escritores, o grupo Vivoverso apresentou o show Luzes da cidade, com poemas e canções adaptadas sobre Brasília.

 

Antes do coquetel, houve mesa de debate com coordenadores do PósLIT, que relembraram avanços e desafios dos últimos dez anos.

 

"Esse registro histórico é muito importante", destacou a atual coordenadora Sylvia Cyntrão ao relatar os esforços para resgatar a memória do programa, criado em 1975.

 

Ao lado do chefe do TEL, Anderson da Mata, e do diretor do Instituto de Letras (IL), Enrique Huelva, a professora agradeceu, durante a abertura, a todos que fizeram parte dessa história, recitando poema de João Cabral de Melo Neto. "Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos".

 

Mata aproveitou para destacar a importância da tríade pesquisa, ensino e extensão na geração de novos conhecimentos e na evolução do PósLIT. "A produção tem crescido por causa disso".

Simpósio Memórias e Perspectivas comemora 40 anos do PósLit. Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

 

A mesa de abertura contou com a presença do reitor Ivan Camargo e do diretor de Pesquisa do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Bergmann Ribeiro.

 

O Programa de Pós-graduação em Literatura da UnB possui 41 professores e 181 alunos, atuando em diversos grupos de pesquisa. Em 2010, alcançou a nota 5 na avaliação da Capes - a nota máxima é 7.

 

A primeira dissertação foi defendida em 1977 pelo poeta e hoje professor da UnB, Hermenegildo Bastos.

 

JOVENS ESCRITORES - O Prêmio Nicolas Behr de Literatura foi criado em reconhecimento à produção literária dos alunos do IL. Nesta 1ª edição, Maria Braga Barbosa faturou o 1º lugar na categoria conto e Daniel Rameh de Paula, na poesia.

 

"Os trabalhos são de alto nível", disse o professor do TEL Cláudio Braga no ato de premiação.

 

O poeta Nicolas Behr, que participava do Circuito de Literatura Sesc Paraná, deixou uma mensagem em vídeo para os jovens escritores.

 

"Parabéns aos ganhadores e aos participantes. É uma grande alegria e me sinto muito lisonjeado, afinal, que poeta não gostaria de ter o seu nome num prêmio literário. É uma pena não estar aí para dar um abraço em cada um de vocês. Desejo a todos vida longa na literatura", disse.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.