GÊNERO

Parceria pretende acabar com a violência contra as mulheres dentro e fora do campus

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

A Universidade de Brasília e a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres se uniram para oferecer à comunidade o curso de extensão "Investigação, processo e julgamento de mortes violentas de mulheres com a perspectiva de gênero".

Com 12 encontros, o curso começou no dia 8 de outubro e possui 60 horas de conteúdo destinado a capacitar estudantes e profissionais como policiais civis e militares, bombeiros, agentes de saúde, delegados, promotores de justiça, juízes e servidores na aplicação das diretrizes nacionais para investigar, processar e julgar as mortes violentas de mulheres, conhecidas hoje como feminicídios.

"Queremos sensibilizá-los para a abordagem de gênero, interseccional e multidisciplinar requerida para uma resposta eficaz do Estado na apuração e responsabilização criminal dos acusados de feminicídio", afirma a representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman. Ela ressalta que a parceria firmada com a UnB tem o objetivo comum de acabar com a violência contra as mulheres, dentro e fora do campus.

Nadine Gasman lembra que as universidades brasileiras ainda enfrentam o desafio de eliminar preconceitos e violências de gênero, raça e etnia em seus campi, por isso é de extrema importância garantir que haja instrumentos de sensibilização e de promoção da igualdade para alunos, professores, diretores e funcionários da UnB. "Para a ONU Mulheres, parcerias como essa, com a Universidade de Brasília, são decisivas para fechar as lacunas de gênero num pacto que implica transformações concretas nas relações de mulheres e homens, meninas e meninos nos próximos 15 anos", projeta.

Ela Wiecko, professora da Faculdade de Direito, coordena o projeto. Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

A professora da Faculdade de Direito (FD) da Universidade de Brasília e vice-procuradora geral da República, Ela Wiecko, lidera o Grupo Candango de Criminologia na FD e, agora, será também a coordenadora do curso de extensão. Ela explica que as aulas visam tornar conhecidas as diretrizes que surgiram após a promulgação da lei que qualifica o feminicídio como crime hediondo, e treinar as pessoas para praticar e concretizar essas diretrizes.

"Esse termo significa o compromisso da UnB por uma bandeira de promoção da igualdade de gênero, que está embutida com outras igualdades que devem ser perseguidas, como a igualdade de raça. É uma alegria saber que a Universidade está assumindo essa bandeira", diz a docente.

A decana de Assuntos Comunitários, Denise Bomtempo, reforça que o DAC tem espaços voltados para diversidade, gênero, direitos das mulheres, entre outros. "Faz parte da nossa missão institucional combater qualquer tipo de violência contra mulheres, gênero, raça, etnia. É dentro dessa missão que a UnB apoia não só a assinatura do memorando com a ONU Mulheres, mas, principalmente, outras ações que serão promovidas pelo decanato com a comunidade universitária", explica Denise Bomtempo.

O reitor Ivan Camargo afirma que a parceria é um importante instrumento para a instituição. "Não podemos permitir, sob hipótese nenhuma, as ações de violência contra a mulher. Precisamos contar com o auxílio de pessoas capacitadas e especializadas no combate a essas ações gratuitas com a qual convivemos. Quero deixar claro o compromisso institucional da UnB nessa batalha. É uma luta que temos que fazer juntos e é a forma que a Universidade tem de aprender e de ensinar", acredita Camargo.

ELESPORELAS – O curso de extensão "Investigação, processo e julgamento de mortes violentas de mulheres com a perspectiva de gênero", realizado na Fundação Memorial Darcy Ribeiro, é vinculado às ações de promoção do movimento ElesPorElas (HeForShe, em inglês) na UnB. Essa é uma campanha lançada em 2013 pela ONU Mulheres para que homens e meninos se formem e se sensibilizem para a promoção de igualdade de gênero, em proteção a mulheres e meninas.

O curso na UnB é uma parceria entre a ONU Mulheres e o Grupo Candango de Criminologia, da Faculdade de Direito, com a participação do Grupo de Estudos de Gênero e Psicologia Clínica (do Instituto de Psicologia), e do Núcleo de Estudo e Pesquisa Sobre a Mulher (do Departamento de Sociologia).

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.