RESPEITO À VIDA

Ação educativa aborda transeuntes e motoristas no campus Darcy Ribeiro. Realizada pelo DER/DF em parceria com a UnB, atividade acontece próximo à entrada do RU nesta quinta (30)

Pedestres atravessam na faixa entre ICC Norte e Pavilhões. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB
Alunos atravessam na faixa de pedestre entre o ICC Norte e os pavilhões Anísio Teixeira e João Calmon. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Símbolo de orgulho para os brasilienses, a faixa de pedestre completa 20 anos no próximo dia 1º de abril. Para comemorar a data e reforçar a importância do respeito ao pedestre e à faixa, uma ação educativa está sendo realizada no campus Darcy Ribeiro. Nesta terça-feira (28), a atividade aconteceu próximo à entrada do ICC Norte. Na quinta-feira (30), as abordagens ocorrem em frente à entrada do Restaurante Universitário, das 12h às 14h.

“Brasília, hoje, é uma referência de respeito à faixa de pedestres e a UnB teve um papel fundamental nesse processo. À época da implantação da faixa, professores da Universidade desenvolveram campanhas e colaboraram no estabelecimento de diretrizes para formar uma cultura de respeito à faixa”, conta Michele Andrade, professora no curso de Engenharia Civil e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Transportes (PPGT) da UnB.

A comemoração faz parte de um conjunto de ações realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF). “Buscamos reforçar essa cultura de respeito e cordialidade para que perdure. Também queremos sensibilizar aqueles que ainda não respeitam a faixa e o pedestre”, assegura o agente de trânsito rodoviário e gerente de campanhas educativas do DER/DF, Paulo Victor de Araújo. De acordo com ele, outras atividades estão sendo realizadas em rodovias e pontos de grande circulação de pedestres do DF.

O voluntário Alex Rojas (centro), com os estudantes Lucas Ramos e Gabriela Ziegler. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB
O voluntário Alex Rojas (centro) com os estudantes Lucas Ramos e Gabriela Ziegler. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

“Como tenho dificuldade de locomoção, a faixa para mim é muito importante. Uso uma bengala para andar e não posso correr, então, atravessar com segurança é essencial”, diz a estudante de Letras – Tradução Inglês, Gabriela Ziegler. “A faixa é uma garantia a mais para o pedestre. Quanto mais mecanismos que estimulem a acessibilidade e a mobilidade, melhor será para o fluxo em nossas cidades”, acrescenta Lucas Ramos, estudante de Serviço Social.

Voluntário na ação comemorativa, Alex Rojas é aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Transportes e aderiu à campanha se vestindo de faixa de pedestre. “Conscientizar é importante para salvar vidas no trânsito. Algumas pessoas desconhecem como fazer a travessia de forma segura”, opina.

“Segundo dados do Detran, nos últimos 16 anos, em média, morreram seis pessoas por ano em faixa de pedestre. Por isso, precisamos intensificar as ações para manter o que já foi conquistado, trabalhar intensamente em ações educativas que mudem o comportamento das pessoas e fazer da faixa de pedestre um símbolo de celebração da vida”, enfatiza o coordenador do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru), professor Pastor Willy Gonzales Taco.

A ação educativa é realizada pelo DER/DF em parceria com o PPGT/UnB e o Grupo de Pesquisa em Segurança Viária da Universidade (GPSV).