LAGO PARANOÁ

Debate ocorreu na última quinta-feira (22), na Faculdade de Educação Física da UnB

Estudantes e professores lotaram o auditório da Faculdade de Educação Física nesta quinta-feira (22) para debater com técnicos do governo local a ocupação da orla do lago Paranoá com atividades de esporte e lazer.

Para garantir o livre acesso da população à orla, o governo começou a retirada de cercas e muros ilegais em agosto deste ano. A previsão é que até 2018 a área esteja desocupada.

"A desocupação não tem sido fácil", desabafou a presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram/DF), Jane Vilas Bôas, durante a abertura do evento.

"O nosso compromisso é com a agenda ambiental", destacou ao indicar algumas ações, como construção de trilhas para caminhada, ciclovias, replantio de árvores e instalação de postes de luz solar.

O reitor Ivan Camargo elogiou a iniciativa, aprovando a postura do governo do Distrito Federal. "A gente confia nas ações de um aluno formado na UnB", disse em referência ao atual governador do DF, Rodrigo Rollemberg.

A ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei e ex-Secretária de Esporte e Lazer, Leila Barros, defendeu a regularização da área e o uso do espaço para o lazer e a prática de esportes. "A lei precisa ser cumprida", disse a brasiliense.

Também participaram da abertura a presidente do Conselho Regional de Educação Física, Cristina Queiroz, o diretor da Faculdade de Educação Física, Jake Carvalho, e os professores da FEF, Keila Elizabeth Fontana e Marcelo de Brito.

Evento na Universidade debate esporte e lazer na orla do lago Paranoá

PALESTRAS – Com fotos e mapas, os técnicos do Ibram, Luiz Rios, e da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Humberto Morais, falaram sobre a desocupação da orla do lago e formas de ocupação do espaço.

"Existe o direito, mas a sua garantia depende de luta", disse Rios sobre as leis florestais.

"Mais de trinta modalidades esportivas podem ser praticadas no lago", afirma Morais. "Mas é preciso estudo para delimitar as áreas mais adequadas". Ele citou propostas sob avaliação, como um centro olímpico náutico e outro de esportes radicais.

As atividades fazem parte do ciclo de palestras do laboratório de pesquisa sobre Gestão do Esporte (Gesporte), coordenado pelo professor da FEF Paulo Henrique Azevedo.