EXTENSÃO

Grupo de herdeiros da cultura de Seu Teodoro comanda manifestação popular no Campus Darcy Ribeiro

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

O genuíno folclore brasileiro coloriu a abertura da Semana Universitária, na manhã desta terça-feira (27), na Faculdade de Tecnologia. O Bumba meu Boi de Seu Teodoro alegrou o público com demonstração de que o legado cultural do mestre nordestino está vivo na Universidade.

"Esta apresentação tem um grande valor simbólico. É o reconhecimento do trabalho de um dos servidores pioneiros, responsável por uma obra muito importante", diz a decana de Extensão, Thérèse Hoffman, ao lembrar que nesta semana também é comemorado o Dia do Servidor.

As roupas extravagantes, as danças e as músicas características das manifestações trazidas a Brasília por Teodoro são consideradas patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal há mais de dez anos. Além do bumba meu boi, na capital, o artista também foi um dos percussores do tambor de crioula, dança de origem africana muito popular no Maranhão.

"O Seu Teodoro tinha três grandes paixões: a música, a UnB e o Flamengo", afirma a decana, que está na coordenação da Semana Universitária. Confira a programação do evento.

Bumba meu Boi de Seu Teodoro abre as atividades da Semana Universitária. Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

O reitor Ivan Camargo se disse honrado por participar da abertura e pediu para que "o brilho de Seu Teodoro ilumine a semana e o servidores da UnB". Ele também agradeceu a presença da comunidade acadêmica, de representantes do governo local, das forças armadas e da deputada Erika Kokay (PT-DF). A parlamentar elogiou a obra de Teodoro e disse que o "boi-bumbá é coisa do Brasil, fruto da nossa capacidade de nos reinventar".

As manifestações do grupo folclórico integram o Projeto Nordeste em Foco, apoiado pela UnB, pela Fundação Cultural Palmares e pelo Edital Mais Cultura nas Universidades, do governo federal. Os trabalhos também recebem recursos de emenda parlamentar de autoria de Kokay. O Bumba meu Boi de Seu Teodoro volta a se apresentar nesta quarta-feira (28), às 17h, no encerramento do Serex, seminário regional de extensão, que ocorre no Memorial Darcy Ribeiro.

"A Universidade precisa estar aberta aos saberes comunitários", disse a secretária de Educação e Formação Artística e Cultural (Sefac/MinC), Juana Nunes. Ela agradeceu a oportunidade de vir à UnB, que segundo ela é uma instituição cada vez mais multicultural.

Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste é uma das 291 atrações do evento, que termina no dia 31 de outubro. Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

ATRAÇÕES - Nem só de arte vive a Semana Universitária. A programação oferece cerca de 300 atividades que aliam ensino, pesquisa e extensão nos quatro campi. O diretor da Faculdade de Educação Física, Jake Carvalho, destacou que sua unidade promove, ainda nesta terça, seminário sobre atividade física e lazer. "O foco é promoção da saúde", destacou. Ele informa que as facilidades da vida moderna fizeram com que, em duas décadas, o brasileiro diminuísse em 800 calorias o gasto energético diário. Entre as atrações do seminário está a palestra com o renomado preparador físico Marcio Atalla.

Outro destaque da semana é a Jornada da Mobilidade, prevista para esta quarta-feira (28), no anfiteatro 10. O evento vai reunir autoridades de trânsito locais e apresentar pesquisa sobre as ciclovias da Universidade.

No mesmo dia, às 8h, os servidores da UnB serão homenageados com café da manhã no térreo do Prédio da Reitoria. Na ocasião, será anunciado edital para o reconhecimento de trabalhadores que se destacam.

Confira a programação completa da Semana Universitária.