EDUCAÇÃO

Movimento busca conscientizar sociedade para a segurança no trânsito. Atividades educativas acontecem até 19 de maio no campus Darcy Ribeiro

Ações do Maio Amarelo chegaram ao Restaurante Universitário em 2016. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

A Universidade de Brasília participa neste mês das ações do movimento Maio Amarelo. Em 2017, a campanha Minha escolha faz a diferença no trânsito ressalta a importância das decisões tomadas por motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres na prevenção a acidentes.

Na terça-feira (16), a atividade acontece no Restaurante Universitário (RU), das 10h às 14h. O Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru), em parceria com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), vai disponibilizar óculos de realidade virtual que simulam a sensação de uma pessoa alcoolizada. O evento contará ainda com tendas do Detran e entrega de material educativo.

Na quarta-feira (17), haverá  passeio ciclístico dentro do anel viário do campus Darcy Ribeiro. O ponto de partida é o Restaurante Universitário, às 10h. O intuito da jornada é demonstrar a distância regulamentar de 1,5 m que deve haver entre automóvel e ciclista. O passeio contará com batedores e acompanhamento do Detran. A ação está ligada à campanha Ultrapasse. Não passe.

Na sexta-feira (19), será lançado do livro Acessibilidade e mobilidade na perspectiva da pessoa surda. O material acadêmico é uma produção do Ceftru junto a outras universidades federais. “As ações e o lançamento do livro contemplam uma população vulnerável em termos de mobilidade e acessibilidade, isso tem grande importância social. Uma sociedade inclusiva é uma sociedade mais justa e humana”, considera o coordenador do Ceftru, Pastor Willy Gonzales Taco.

Para o chefe de gabinete da Reitoria, Paulo César Marques, a Universidade exerce papel fundamental ao integrar as ações do Maio Amarelo. “A UnB tem a tradição de participar dos grupos de pesquisa em transportes, temos também uma relação muito boa com os órgãos de trânsito. Acredito que o conhecimento que é produzido dentro da Universidade deve ser difundido para que haja uma mudança efetiva na realidade que vivemos”, opina.

Minha escolha faz a diferença no trânsito é tema do Maio Amarelo em 2017. Arte: Detran-DF

MAIO AMARELO – A mobilização tem o objetivo de conscientizar a sociedade para um trânsito seguro e alertar para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. A cor amarela foi escolhida por remeter à sinalização de atenção utilizada nos semáforos. Durante o mês, monumentos e prédios públicos são iluminados com a cor amarela e há realização de operações de trânsito educativas.

Segundo dados do Detran-DF, em 2016 os órgãos de trânsito do Distrito Federal e parceiros fizeram mais de 500 ações educativas e de fiscalização durante a campanha Maio Amarelo. Nesse período, mais de 100 mil pessoas passaram por atividades de conscientização para um trânsito mais seguro.