NOVAS INSTALAÇÕES

Evento reuniu autoridades do HUB, Ebserh e UnB e colaboradores do hospital

Foto: Ascom/HUB

As Unidades de Farmácia Clínica e de Abastecimento Farmacêutico do Hospital Universitário de Brasília (HUB) estão de cara nova. Mais modernos, os setores passaram por reforma e ampliação, receberam novos equipamentos, mobiliários e aumentaram o quadro de colaboradores.

No dia 27 de outubro, o corredor da entrada da farmácia ganhou uma placa, que marca a entrega oficial das novas instalações. A solenidade reuniu autoridades da Universidade de Brasília (UnB), do HUB e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão do hospital.

"Cada vez que venho ao hospital, vejo uma mudança, um avanço. Os olhos dos profissionais estão sempre brilhando e isso é uma alegria muito grande", ressaltou o reitor Ivan Camargo.

"É um momento muito importante para o nosso hospital, em que apresentamos à comunidade um processo de melhoria no atendimento ao paciente, do ambiente de ensino para os alunos e do ambiente de trabalho para os colaboradores", afirmou o superintendente do HUB, Hervaldo Sampaio Carvalho.

Visita ao setor de montagem dos kits de medicamentos distribuídos no HUB. Foto: Ascom/HUB

Para o chefe do Setor de Apoio Terapêutico do HUB, Bruno Gedeon, a reforma trouxe motivação para a equipe e valorizou o farmacêutico dentro do hospital.

Os convidados ainda participaram de visita guiada pela farmácia e conheceram como são montados os kits de medicamentos para os pacientes, um grande diferencial do HUB. "O setor passou por melhoria do espaço físico e da gestão, o que faz com que esse serviço seja referência", garantiu a vice-reitora da UnB, Sônia Báo.

Os kits contêm a medicação necessária para cada paciente, separados e selados por horário de uso, seguindo a prescrição médica. Também são montados kits para a realização de cirurgias. Desde que o sistema foi adotado, as unidades de farmácia do hospital dispensam apenas o quantitativo de medicamentos suficiente para um dia.

"Essa melhoria, que aumenta a segurança do paciente e o controle, é uma mudança cultural que só é possível com a colaboração de todos", explicou o diretor de Administração e Infraestrutura da Ebserh, Garibaldi José Cordeiro de Albuquerque.

Todas essas mudanças e melhorias envolvem também diversos alunos, que participam e acompanham, diariamente, a rotina do hospital. "É um aprimoramento importantíssimo para o cuidado do paciente, que traz ensino de qualidade", lembrou a vice-diretora da Faculdade de Medicina da UnB, Verônica Amado. "São muitos os ganhos para o ensino e a formação dos nossos alunos", completou a professora da Faculdade de Farmácia da UnB e chefe da Unidade de Farmácia Dispensação do HUB, Janeth Naves.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.