INTERNACIONAL

Evento no auditório da Reitoria comemora parceria e destaca resultados em áreas sociais e econômicas

Foto: Julio Minasi/UnB Agência

 

Para celebrar 20 anos de cooperação entre Brasil e União Europeia (UE), acadêmicos, empresários e representantes do governo brasileiro e do bloco econômico se reuniram na Universidade de Brasília, na última sexta-feira (6). O evento foi no auditório da Reitoria.

 

"Por meio da academia se dá uma das formas mais efetivas de diplomacia", acredita o reitor da UnB Ivan Camargo.

 

"A Universidade é espaço de reflexões", reitera o diretor da Assessoria de Assuntos Internacionais da UnB, Eiiti Sato.

 

O embaixador da UE no Brasil, João Cravinho, vê a parceria com otimismo. "O Brasil é referência para outros países", observa. "Ainda existem focos de pobreza a se combater, mas os progressos são extraordinários".

Embaixador da UE, João Cravinho, fala sobre a parceria estratégica com o Brasil. Foto: Julio Minasi/UnB Agência

 

Diretor da Agência Brasileira de Cooperação, o embaixador João Almino citou projetos desenvolvidos e destacou resultados.

 

"Vinte anos é um curto período, mas o que já conquistamos é de extrema relevância", disse em referência a avanços nas áreas social e econômica.

 

PARCERIA ESTRATÉGICA - Assinado em 1992 e ratificado em 1995, o Acordo-Quadro de Cooperação Brasil-UE completou 20 anos.

 

Em 2007, Brasil e União Europeia se tornaram parceiros estratégicos, realizando projetos conjuntos em várias áreas, como agricultura, desenvolvimento sustentável e promoção dos direitos humanos.

 

Em 2014, delegação para relações com o Brasil foi instituída no parlamento europeu. "O diálogo com o Congresso brasileiro se ampliou, indo além das relações econômicas", afirma o deputado português Paulo Rangel, do Partido Social-Democrata.

 

"É na cooperação do conhecimento que podemos estreitar as relações com o Brasil", avalia o parlamentar, para quem o papel do país no mundo é único. "Por causa de sua história marcada por militarismo e imperialismo, nem EUA nem UE podem exercer a mesma influência".

 

Diálogos setoriais União Europeia Brasil

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.