INAUGURAÇÃO

Unidade realiza atividades práticas para a formação dos alunos do Instituto de Psicologia

Foto: Reprodução/CAEP

O novo prédio do Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos da UnB (CAEP) foi inaugurado nesta sexta-feira (13), no campus Darcy Ribeiro. O local conta com salas para atendimentos individuais e em grupo, para leitura e dinâmicas variadas.

"Trata-se de um marco no ensino", destaca a diretora do Instituto de Psicologia (IP), Wânia Cristina de Souza, após narrar a luta de mais de uma década pela construção do espaço, antes em funcionamento no ICC Sul, onde fica o IP.

Segundo a diretora, a nova sede é mais adequada para o desenvolvimento das atividades do curso ao garantir, por exemplo, maior privacidade aos pacientes e locais apropriados de ensino e aprendizagem.

"Por meio da prática profissional, o Centro fortalece a pesquisa e auxilia na formação dos alunos", reforça a coordenadora do CAEP, Gabriela Mieto.

O reitor Ivan Camargo e a vice-reitora Sônia Báo agradeceram a equipe responsável pela conclusão da obra. "É preciso dar continuidade aos projetos e investir mais em infraestrutura", disse o reitor. "A nova sede é um sonho realizado. Gostaria de compartilhar essa felicidade com todos do IP", completou Báo.

Momento do desenlace da fita inaugural no Caep. Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

A obra, que custou R$ 4,8 milhões, recebeu recursos da Fundação Universidade de Brasília (FUB) e do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração a presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mariza Borges, do Conselho Regional de Psicologia (CRP), Tatiana Lionço, professores, técnicos e alunos do IP, entre outros.

CAEP - Criado em 1975, o espaço realiza atividades práticas para a formação profissional e acadêmica dos alunos do Instituto de Psicologia e oferece serviços de atendimento psicológico à comunidade. "A primeira sede funcionava no SG-12", lembrou a presidente do CFP, Mariza Borges.

"A proposta da nova sede é que o paciente passe o dia no local, onde pode ser acompanhado por equipe multidisciplinar nos moldes do hospital-dia", explica a decana de Gestão de Pessoas, Maria Ângela Feitosa, que já esteve à frente do IP.

O espaço de 1,8 mil m2 vai abrigar também o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) - Docente Assistencial, experiência pioneira no país, pela qual a UnB se insere na política pública de saúde mental.

"A ideia é que, no futuro, ofereça serviço ambulatorial diário 24h", conta o coordenador do CAPS, Ileno Izídio da Costa.

Hoje, o horário de atendimento é de 8h às 18h.

Clique aqui e saiba mais sobre o CAEP.

CAEP/CAPS-DA

ÁREA: 1,8 mil m2

VALOR TOTAL: R$ 4,8 milhões

INÍCIO DA OBRA: 2 Dez. 2013

TÉRMINO DA OBRA: 5 Mar. 2015

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.