EVENTO

Debate sobre recrutamento e seleção de gestores em Portugal trouxe presidente da CReSAP ao Brasil

Professor João Bilhim fala sobre as diferenças entre concursos públicos realizados em Portugal e no Brasil. Foto: Juliana Morgado/Cebraspe


Nesta sexta-feira (8), no auditório da Finatec, o Cebraspe, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), promoveu a palestra Experiência de Portugal em Recrutamento e Seleção de Dirigentes da Alta Administração Pública, com o professor João Bilhim, presidente da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) de Portugal.

 

O professor apresentou parte da experiência da CReSAP como realizadora de concursos públicos destinados a selecionar dirigentes superiores da administração central do Estado português e como executora de avaliações curriculares e de perfis de gestores públicos. De acordo com Bilhim, a CReSAP foi a responsável pela introdução da meritocracia na estrutura da alta administração pública de Portugal.

 

Durante o evento, Bilhim falou à plateia sobre as diferenças entre concursos públicos para órgãos governamentais realizados em Portugal e no Brasil. Para cargos de alta gestão — por exemplo diretor-geral, presidente, subdiretor-geral ou vice-presidente —, os concursos só começaram a ocorrer em 2011. No modelo da CReSAP, um certame para esses cargos apresenta, como resultado final, uma lista com três nomes selecionados, em ordem alfabética, para a ocupação de uma vaga. Cabe ao governo português escolher, entre os três, aquele que tomará posse. "O sistema é robusto e garante profissionalismo", reforçou o professor.

 

Após anos de atuação da CReSAP, enquanto primeiro presidente da Instituição, Bilhim vê pontos positivos: “Já avaliamos mais de mil gestores. Desde então, encerraram-se os comentários de que havia pessoas sem competência para os cargos em questão”, ressalta. Ele também conclui: “O concurso permite que o candidato possa refletir sobre sua própria carreira. A seleção traz um norte, uma orientação para onde o candidato deve ir se quiser alcançar um objetivo”.

 

COOPERAÇÃO A troca de conhecimentos proporcionada pela palestra, na opinião do Professor, foi gratificante. “Brasil e Portugal são dois povos irmãos. É uma enorme alegria poder trabalhar em parceria com acadêmicos brasileiros nessas questões”, aponta Bilhim, referindo-se ao tema da palestra.

 

A partir do encontro, o Cebraspe e a UnB deverão estabelecer parceria, para amadurecer novas formas de seleção de gestores públicos brasileiros, que poderão trazer benefícios para a Administração Pública do país.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.