INFRAESTRUTURA

Atividades na quadra poliesportiva iniciam com o 1º Torneio de Futsal da Faculdade UnB Planaltina, em que participam estudantes, professores e servidores técnico-administrativos

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

Inaugurada oficialmente na última terça-feira (17), a Unidade de Ensino e Pesquisa (UEP) da Faculdade UnB Planaltina (FUP) já está em funcionamento desde abril deste ano. Menina dos olhos dos professores, alunos e servidores técnico-administrativos do campus, ganhou o apelido de “Prédio da Pesquisa” e hoje abriga em sua área, de 603,76 m², quatro laboratórios multiusuários, salas de publicações, de reuniões – onde também se realizam seminários e defesas de trabalhos pelos estudantes – e de estudos da pós-graduação e salas de aula.

Segundo a vice-diretora da FUP, Elizabeth Mamede da Costa, mais conhecida como Betinha, a história do prédio se mistura ao desenvolvimento dos projetos de pós-graduação da Faculdade e reflete os anseios da comunidade pela ampliação de espaços de pesquisa. “O Prédio da Pesquisa hoje se encontra abraçado pelos demais. E é assim que esta direção quer compreendê-lo: como espaço agregador, interdisciplinar e multiusuário, por escolha. Que a pesquisa da FUP siga forte,” exclamou Betinha.

Vice-diretora da FUP, professora Betinha destaca aspecto "agregador" das novas instalações. Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

A vice-reitora da Universidade de Brasília (UnB), Sônia Báo, ressalta que o novo prédio é o centro do complexo da FUP e agrega várias atividades. “Uma característica importante da UEP é ser um lugar multiusuário, que proporciona interdisciplinaridade. Nós temos que otimizar os nossos espaços, no sentido de serem utilizados o tempo todo por diferentes grupos de pesquisa. É isso que vai garantir o crescimento da instituição,” avaliou.

Foto: Paloma Afonso/UnB Agência

A construção da UEP teve um custo de R$ 1.257.464, e alguns de seus laboratórios ainda estão em fase de montagem.

Outro espaço inaugurado na última terça-feira foi o Módulo Esportivo e Serviços (MESP), que abrange a quadra poliesportiva do campus, o Restaurante Universitário – com o fornecimento de 750 refeições por dia desde agosto –, e salas auxiliares. Com 967,75 m², a construção do local usou R$ 2.161.595,74 dos recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Na quadra, as atividades iniciaram no mesmo dia da inauguração, com o 1º Torneio de Futsal da Faculdade UnB Planaltina. Participam estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, que pagaram inscrição simbólica de R$ 10 para jogar no campeonato. O dinheiro arrecadado será revertido para uma organização ou comunidade de Planaltina, ainda não definida, possivelmente associada a projeto de extensão da FUP.

Foto: Leandro Evangelista/UnB Agência

O diretor da instituição, Luis Antônio Pasquetti, afirmou que a FUP “está no caminho de se tornar um campus por inteiro” e relembrou os avanços obtidos – ou em andamento – desde a inauguração em 2006. “Estamos consolidando nossos cursos de graduação, inovadores e desafiantes, e ampliamos o percentual de preenchimento de vagas. Também estamos crescendo na pós-graduação, com quatro cursos de mestrado e um de doutorado. Estamos informatizando diversos procedimentos de gestão, implantando a gestão por processos, com o intuito de melhorar o nosso atendimento à comunidade”, declarou.

O reitor da UnB, Ivan Camargo, se disse encantado com o campus de Planaltina e com o entusiasmo dos professores, servidores e estudantes presentes à cerimônia de inauguração do MESP e da UEP. E aproveitou para pedir a colaboração de todos na gestão do patrimônio. “Precisamos de uma gestão solidária, junto com cada um dos campi e com cada um dos diretores. Precisamos de racionalização do nosso orçamento, para que o dinheiro da Universidade de Brasília seja usado na infraestrutura. Esse é um processo que vai ter que ir evoluindo aos poucos”, afirmou.

“No ano que vem, felizmente, estaremos equilibrados de novo, em termos de orçamento. Mas temos que continuar com essa clareza e cuidado, que não vem apenas da Administração Central, mas também de parcerias como a que temos com a direção da FUP. Fico muito feliz com isso”, concluiu Ivan Camargo.

Reitor Ivan Camargo e diretor Luis Pasquetti entregam placa em reconhecimento à dedicação do servidor Joaquim Augusto (C). Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

HONRA AO MÉRITO – O servidor Joaquim Augusto de Souza Oliveira, que atualmente exerce a função de assistente de direção na FUP, recebeu das mãos de Pasquetti e de Ivan Camargo uma placa de Honra ao Mérito. Com formação em gestão pública, ele iniciou o trabalho na Universidade de Brasília, no campus Darcy Ribeiro, em janeiro de 1991, onde atuou até ser transferido para a Faculdade UnB Planaltina.

“Estou aqui desde o início. Três meses após a inauguração da FUP, vim transferido da Secretaria de Planejamento, no prédio da Reitoria, onde trabalhei por sete anos. A homenagem é um incentivo para continuar trabalhando e contribuindo com os trabalhos em andamento”, disse Joaquim Oliveira.

“Esta homenagem representa toda a admiração que a comunidade da UnB em Planaltina tem para com o servidor Joaquim, que é sempre quem as pessoas procuram em qualquer situação, para qualquer informação ou encaminhamento. Então, somos muito gratos. Ele é um exemplo de servidor, de dedicação, de responsabilidade”, elogiou o diretor da FUP, Luis Antônio Pasquetti.

FUP – Hoje a Faculdade UnB Planaltina conta com 1.464 estudantes de graduação e pós-graduação, 107 professores e 45 servidores técnico-administrativos. Por ano, a instituição oferece 420 vagas no ensino superior, nos turnos diurno e noturno.