MEIO AMBIENTE

Associação dos Docentes da Universidade de Brasília promove campanha de coleta até o dia 29 de setembro

 

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) está coletando lixo eletrônico. Até 29 de setembro, membros da comunidade interna ou externa da UnB podem descartar seus materiais na sede da ADUnB, também conhecida como Casa do Professor, no campus Darcy Ribeiro.

 

Para a especialista em Ciência da Computação e professora da UnB Maria Elenita Menezes, o descarte consciente de aparelhos e resíduos eletrônicos possui grande importância. “O lixo eletrônico demora muito tempo para se decompor na natureza e pode lançar poluentes químicos nas águas, no ar e no solo. É necessário cuidado especial com o descarte das baterias sujeitas à corrosão e vazamento de metais pesados e outros elementos venenosos", alerta.

 

"A reciclagem de equipamentos que ainda podem funcionar é muito importante para as escolas, instituições filantrópicas, entre outras, que necessitam de equipamentos de informática”, acrescenta a docente.

 

Saiba abaixo quais itens podem ser descartados na campanha Descarte Inteligente, realizada pela ADUnB:

 

 

Equipamentos/ Materiais

 

Microcomputador, monitor (tubo, LCD, LED, plasma), notebook, servidor, teclado, mouse, modem, roteador, impressora, estabilizador, no-break, tonner e cartucho de impressora;

 

MP3 player, calculadora e agenda eletrônica;

 

Câmera fotográfica e filmadora;

 

Televisão (tubo, LCD, LED, plasma);

 

CD, DVD e HD (interno e externo);

 

Vídeo cassete, DVD player, aparelho de som, controle remoto, forno microondas, secador de cabelo, prancha de cabelo;

 

Aparelhos celulares, acessórios, smartphones, tablets, aparelhos telefônicos com e sem fio, fax e secretária eletrônica;

 

Baterias de notebooks, baterias de no-breaks, pilhas recarregáveis, chapas de raio X, cabos de força, cabos diversos, carregadores de celulares e carregadores em geral, adaptadores de energia e painéis eletrônicos.

 

Atenção: lâmpadas, pilhas normais e eletrodomésticos não serão aceitos.

 

 

Para mais informações, basta ligar para o telefone 3307 1157 ou entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.