JUBS

Atletismo, tênis e handebol feminino são os destaques. Universidade de Brasília pode chegar ao primeiro lugar no ranking geral do ano

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

A UnB ganhou três medalhas de prata nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), disputados no último mês, em Uberlândia (MG).

Os estudantes Raissa Adusumilli e Lucas Scaravelli faturaram medalhas no Tênis e no Atletismo (1.500 m rasos), respectivamente. Nos esportes coletivos, a prata ficou com a equipe de handebol feminino.

Bronze em 2014, Raíssa é estudante de Educação Física. Ela espera participar dos Jogos no ano que vem, mas critica a organização do evento. "A hospedagem era boa, mas faltou informação sobre o local dos jogos e havia buracos na quadra". A tenista iniciou no esporte aos três anos e coleciona mais de uma dezena de medalhas.

O aluno de Pedagogia na UnB Lucas Scaravelli corre desde os seis. Ele é hexacampeão nos 5 e 10 mil metros rasos, e recordista na primeira prova com o tempo de 14 minutos e 35 segundos.

"Esperava o ouro. A prova de velocidade, dos 1.500 m, foi ao meio dia. Estava quente e seco", conta o atleta.

Lucas Scaravelli é hexacampeão nos 5 e 10 mil metros rasos. Foto: Júlio Minasil/UnB Agência

O treinador da equipe feminina de handebol, Marcelo Marques, observa a evolução do time, também medalha de prata nos JUBs. "Ano passado, ficamos em terceiro. Agora, perdemos o ouro por muito pouco. Levamos um gol nos últimos sete segundos de jogo", lamenta.

Nesta semana, a equipe está na disputa do Beach Games, em Aracaju. Marcelo explica que oito jogadoras entram em campo, três na linha de frente e uma no gol. "O Beach Hand é mais dinâmico, por isso ninguém fica na reserva". Além de ser na areia, outra diferença em relação ao handebol tradicional é o tamanho da quadra, menor.

Ao todo, oito equipes da UnB disputam o Beach Games, em quatro modalidades: Beach Hand (F/M), Beach Soc (F/M), Vôlei de Praia (F/M/) e Futevôlei (F/M).

Equipe de Handebol ganhou a medalha de prata nos JUBs, em Uberlândia. Foto: Arquivo Pessoal

TROFÉU EFICIÊNCIA - Até o momento, a UnB está em segundo lugar na contagem geral dos pontos conquistados em eventos esportivos da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) neste ano.

"Estamos ao lado de gigantes que investem pesado no esporte", comemora Carlos Alberto Diniz, o Carlão, coordenador de esporte e lazer na UnB.

Carlão aponta que a Universidade já lidera a classificação entre as instituições federais de ensino e pode subir para a primeira posição no ranking geral do desporto universitário, dependendo dos resultados no Beach Games.

A decana de Assuntos Comunitários, Denise Bomtempo, avalia que o Bolsa Atleta contribuiu para a conquista de bons resultados em 2015. "Isso mostra o reconhecimento, pela gestão universitária, da importância do esporte para a vida e o exercício da cidadania. Queremos expandir o programa", revela.

Em sua 63ª edição, cerca de 6 mil atletas de universidades públicas e privadas de todo o Brasil disputaram medalhas nos JUBs. No total, 37 esportistas da UnB competiram em nove modalidades.

Os próximos Jogos serão em Cuiabá (MT).

Confira aqui o calendário 2016 de eventos esportivos, disponível no site da CBDU.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.