INCLUSÃO

Evento nesta quarta (29) conta com participação de representantes deste público que atuam em partidos de esquerda e de direita

Falta de condições para o pleno exercício de direitos políticos é um entre tantos desafios que estão postos à comunidade LGBT no Brasil. Nesta semana, o tema tem espaço próprio em debate na Universidade de Brasília. Na quarta-feira (29), a partir das 16h, o Instituto de Ciência Política (IPOL) da UnB promove o I Seminário Nacional de Participação Política de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).

O doutorando Cleyton Feitosa, organizador do evento, explica que a dificuldade está presente mesmo após os recentes avanços conquistados por este público. “São muitos os obstáculos a serem vencidos para marcar presença nos espaços de poder formais”, diz. “Os partidos, como outras organizações da sociedade, também reproduzem lógicas discriminatórias que excluem e dificultam essa presença.”

O evento é promovido pelo grupo de pesquisa Repensando as Relações entre Sociedade e Estado (Resocie), e apoiado pelo Programa de Formação e Informação da Diretoria da Diversidade (DIV/DAC). O debate terá participação de representantes LGBT de diferentes partidos políticos, com estruturas internas voltadas para políticas de diversidade.

Além das discussões, haverá o lançamento do livro Políticas Públicas LGBT e Construção Democrática no Brasil. O I Seminário Nacional de Participação Política LGBT é aberto. Interessados em receber certificação podem se inscrever no Sistema de Extensão (Siex). Basta colocar o nome do evento no campo Título Ação.