ANIVERSÁRIO

Simpósio com palestras, discussões e mesas redondas marca comemoração

Foto: Julio Minasi/Secom UnB

 

O Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília promoveu, entre 9 e 11 de dezembro, o Simpósio Sustentabilidade em Debate em comemoração ao aniversário de 20 anos do centro. O evento contou com palestras, debates e mesas redondas com participação de especialistas nacionais e internacionais. Entre os temas em destaque estavam a sustentabilidade, o meio ambiente e a interdisciplinaridade. Houve ainda oficinas e sessões de vídeos, filmes e documentários sobre o assunto. As atividades ocorreram na sede do CDS.

 

A cerimônia de abertura do evento, realizada no Auditório da Reitoria, recebeu o reitor Ivan Camargo, membros da administração superior, o ministro Herman Benjamin, além de políticos, professores e pesquisadores do CDS e da Universidade. Houve também homenagens aos ex-diretores do centro, os professores Othon Leonardos, Marcel Bursztyn, Antônio Brasil, Elimar Nascimento e Saulo Rodrigues Filho.

 

“São 20 anos de muita festa, alegria e de consolidação dos esforços. Significa que fizemos um bom trabalho. O desafio é enorme e temos que fazer ainda melhor nos próximos anos”, comemora a atual diretora do CDS, a professora Doris Sayago.

 

Ela fez questão de agradecer aos fundadores e ex-diretores e lembrou das parcerias internacionais para consolidação do centro como um dos melhores centros interdisciplinares do país.  “O CDS exerce posição de liderança e referência no trato acadêmico e científico nas questões do desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade”, diz a diretora.

 

O reitor Ivan Camargo também parabenizou a todos do centro pelo aniversário. De acordo com ele, o CDS é "a cara" da UnB. “Primeiro, por estar na vanguarda, pois já falávamos de desenvolvimento sustentável há 20 anos. Segundo, pela característica de privilegiar a multidisciplinaridade, pois não se resolvem problemas de sustentabilidade e desenvolvimento sem pensar em todas as áreas. E pela parceria com o governo federal e distrital. Por ser a universidade da capital do Brasil, temos de ser referência, e o CDS é um exemplo que irradia para todo país”, disse o gestor, que também destacou o impacto internacional dos debates sobre sustentabilidade.

Foto: Julio Minasi/Secom UnB

 

O ministro Herman Benjamin ressaltou a importância do CDS em âmbito institucional, nacional e internacional, assim como das pessoas que ajudaram a construir sua história.  “O corpo de especialistas formados pelo centro está dando contribuição prática, transformando o conhecimento cientifico em algo que tenha utilidade na construção de um país, por meio do desenvolvimento ecologicamente sustentável, que tanto queremos.”

 

HISTÓRIA - Desde sua criação, em quatro de dezembro de 1995, o Centro de Desenvolvimento Sustentável formou cerca de 200 doutores, 500 mestres e 420 especialistas. Atualmente, são oferecidos dois cursos de pós-graduação stricto sensu: o Doutorado e o Mestrado Acadêmico, ambos em Desenvolvimento Sustentável. Além de dois cursos de pós-graduação lato sensu: o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável e o Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.