INFRAESTRUTURA

Prédio ganhou espaço para incubar novas empresas e laboratório de ensaios e certificação de equipamentos eletromédicos

Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

 

A reforma de ampliação do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) foi inaugurada na última segunda-feira (14). Parte do Parque Tecnológico da UnB, o local ganhou espaço para novas incubadoras de empresas e laboratório para ensaios e certificação de equipamentos eletromédicos, o LabCert.

 

Primeiro do gênero no Centro-Oeste, o LabCert realiza ensaios e testes de qualidade dos equipamentos médico-hospitalares, como os de segurança elétrica e compatibilidade eletromagnética. "Eles devem estar em conformidade com as normas da ABNT. Os ensaios são exigidos pela Anvisa antes de os produtos entrarem no mercado", explica o coordenador do laboratório, Geovany Borges.

 

Formado na Faculdade UnB Gama, o engenheiro Eduardo Araújo destaca que faltam espaços desse tipo no país. "A maioria deles está em São Paulo". O próximo passo, segundo ele, é aumentar o número de ensaios realizados e obter a acreditação do Inmetro. "Por enquanto, fazemos pré-certificação".

 

Na ocasião, a vice-reitora Sônia Báo lembrou a importância do laboratório como centro de capacitação. "A UnB não apenas presta serviços, ela forma recursos humanos". O reitor Ivan Camargo, por sua vez, falou sobre o papel do CDT. "Fico feliz em encerrar o ano com uma obra que aposta no empreendedorismo".

CDT conta com laboratório para ensaios e certificação de equipamentos eletromédicos. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

 

Primeira etapa de expansão do CDT, a obra custou R$ 1,5 milhão e contou com recursos do Ministério da Saúde, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fundação Universidade de Brasília (FUB).

 

“A licitação das obras passou a exigir projetos completos e licenciamento ambiental”, aponta André Aquere, diretor de Infraestrutura da UnB. "Isso pode garantir maior rapidez na entrega".

 

Participaram da cerimônia o diretor do CDT, Paulo Suarez, o diretor de Inovação do Ministério da Saúde, Eduardo Jorge Oliveira, o decano de Administração e ex-diretor do CDT, Luís Afonso Bermudez, entre outros.

 

OBRA DE AMPLIAÇÃO DO CDT

 

INÍCIO: 04/02/2013
TÉRMINO: 17/07/2015
ÁREA: 762,26 m2
VALOR: R$ 1.469.305,01

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.