MEIO AMBIENTE

Análise realizada no campus Ceilândia detecta níveis de arsênio, manganês e chumbo acima do permitido

Foto: Julio Minasi/Secom UnB

 

Pesquisadores da Faculdade de Ceilândia (FCE) e do Grupo Independente de Avaliação do Impacto Ambiental (Giaia) divulgaram relatório parcial com os resultados iniciais da análise da água e de sedimentos extraídos do Rio Doce, nas regiões afetadas pelo rompimento de barragem em Mariana (MG).

 

De acordo com os dados preliminares, foram detectadas relevantes concentrações de arsênio e manganês em relação ao que preconiza a resolução 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

 

O relatório contemplou as análises das coletas de água e sedimentos, realizadas entre os dias 4 e 8 de dezembro em dez pontos ao longo do curso do Rio Doce, entre o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, e a cidade de Governador Valadares.

 

Foram analisadas as concentrações de dez metais: alumínio dissolvido, ferro dissolvido, lítio, manganês, zinco, arsênio, cádmio, chumbo, selênio e níquel.

 

Cientistas da UnB analisam amostras da região do Rio Doce

 

RESULTADOS - O arsênio (Ar) apresentou concentração acima da permitida (0,01 mg/L) em cinco das dez amostras. O elemento está acima do preconizado desde a montante do rio, região mais alta, próxima a nascente, e teve a concentração significativamente aumentada à jusante do rio, região mais baixa, para onde se dirige a corrente de água.

 

Já o manganês (Mn) aparece acima do limite (0,1 mg/L) em nove das dez amostras. A concentração é aceitável apenas no material colhido em afluente que não foi atingido e que deságua no Rio Doce.

 

Os níveis de chumbo (Pb) também ficaram acima do permitido em duas amostras: no Rio Gualaxo do Norte, na cidade de Paracatu de Baixo, e no encontro do mesmo rio com o Rio do Carmo, na cidade de Rio Doce.

 

A análise apontou que os parâmetros dos demais elementos químicos estão em conformidade com a legislação do Conama.

 

Em outro teste, feito a partir da coleta de água captada e tratada do Rio Doce na cidade de Governador Valadares, apenas a concentração de Arsênio não está em conformidade com valores máximos estabelecidos para elementos químicos em água potável, como dispõe a portaria 2914/11 do Ministério da Saúde. O elemento encontra-se 4 vezes acima do permitido.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.