MOBILIDADE

O veículo integra a frota de coletivos da linha 110. Também já está disponível posto de abastecimento gratuito para automóveis elétricos 

Os estudantes Leonardo Teixeira e Bárbara Tapioca aproveitaram a oportunidade e participaram do passeio pelo campus no ônibus elétrico. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Apontados como alternativa ecologicamente limpa e eficiente para o futuro do país, os veículos elétricos já são realidade na Universidade de Brasília. Projetos e pesquisas na temática ganharam força, nesta terça-feira (28), com a inauguração do primeiro ônibus elétrico a integrar a frota da linha 110, que faz o trajeto entre a rodoviária do Plano Piloto e a UnB – campus Darcy Ribeiro.

 

Qualquer cidadão interessado pode usar o coletivo, já que este faz parte do sistema de transporte público do Distrito Federal (DF). A tarifa atual é de R$3,50, sendo assegurado o passe livre aos estudantes, bem como as demais políticas que constituem a oferta de serviços do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).

 

Outra novidade é que a UnB inaugurou, no mesmo dia, a primeira estação de carregamento de veículos elétricos disponível em seus campi. O eletroposto é de uso público e gratuito e está localizado entre os blocos F e G do estacionamento da Faculdade de Tecnologia (FT), no campus Darcy Ribeiro. Na estação, é possível recarregar ônibus, carro, moto e outros veículos elétricos.

Diretor da FT, Márcio de Farias durante o primeiro percurso do ônibus no campus Darcy Ribeiro. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

TRAJETO À UNB — O percurso entre a rodoviária do Plano Piloto e a UnB é realizado pelas linhas 110 e 110.2, que em dias úteis somam 180 viagens por dia. Deste total, 148 são realizadas pela linha 110, cuja frota passa a contar com o ônibus 100% elétrico. 

 

No ato de inauguração do coletivo, a FT e a Piracicabana, empresa detentora da concessão da linha, firmaram convênio que permitirá à UnB realizar pesquisas em toda a frota. “Isso abrirá pesquisas em muitas frentes, já que a empresa tem veículos com motor à combustão, a diesel e a biodiesel, e dois ônibus 100% elétricos”, observa o diretor da Faculdade de Tecnologia, professor Márcio Muniz de Farias.

 

O professor Márcio explica que a ideia é realizar estudos comparativos do custo de rodagem, de manutenção, do tempo de vida e de aspectos, como vibração e ruídos. A parceria também permite à UnB inserir instrumentos e softwares nos ônibus para coleta de dados.

 

O subsecretário de mobilidade do DF, Dênis Soares, destacou que disponibilizar esse ônibus na linha da UnB é simbólico. "A Universidade representa um lugar onde alunos, pesquisadores e professores podem trazer a reflexão da tecnologia limpa para o sistema de transportes”. Para o gestor, a iniciativa representa o importante diálogo entre os órgãos públicos, a academia e o setor privado.

 

ELETROPOSTO — A estação de carregamento para veículos elétricos inaugurada na Faculdade de Tecnologia é fruto de parceria com a BYD Company. O equipamento foi cedido à Universidade por regime de comodato para realização de pesquisas no período de um ano.

 

"Essa é uma oportunidade da academia se aproximar de uma inovação tecnológica, o que abre parcerias para pesquisas e formação dos estudantes”, enfatizou o diretor da FT. Segundo o professor, o eletroposto é um modelo de ponta no país, com a potência de 40 quilowatts/hora (KWh). Isso significa que um carro elétrico, a depender de seu bloco de baterias, consegue repor cerca de 80% de sua carga entre 30 e 40 minutos.

 

Márcio Muniz esclareceu ainda que o custo de uso da tecnologia será muito baixo para a UnB. "Ainda assim a ideia é acoplar uma placa de energia solar para chegar ao custo zero", planeja. 

 

Representante da BYD, Silvestre Sousa celebrou a parceria com a Universidade e incentivou os estudantes e o público presente a acreditar no potencial da inovação. "A BYD surgiu do sonho de um universitário de Química que tentava descobrir formas de acumular energia. Hoje nossa missão é captar e armazenar a energia não poluente para transformá-la em movimento". 

Docente Rudi Henri orientou estudantes no projeto de carro elétrico. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

MOSTRA — A inauguração do ônibus e do eletroposto integraram a Mostra de Inovação – Veículo Elétrico: perspectivas e desafios, realizada na manhã de terça-feira (29), na Faculdade de Tecnologia. Além das palestras sobre o cenário atual do veículo elétrico no país e sobre a experiência da UnB na temática, o evento trouxe uma exposição de veículos elétricos, com bicicletas, motos, carros e ônibus.

 

Entre os carros expostos estava o BR 800 SL, da fabricante Gurgel, que foi transformado em um veículo elétrico pelos estudantes de Engenharia da UnB Gama. "Esse projeto começou com as primeiras turmas de Engenharia da Faculdade do Gama. No ano passado, foi a primeira vez que rodamos com o carro na rua. Isso mostra nossa capacidade de formar nossos alunos para atuar nesse mercado", conta o professor Rudi Henri Vans Els sobre o carro laboratório.

 

Os participantes da mostra também ficaram animados para o test-drive em bicicletas elétricas. “Eu achei muito bom porque ajuda a gente a não engordar e é prático. Numa bicicleta comum eu faria 100% de esforço, nessa só me esforcei um pouco”, opinou menino Gustavo Freitas Pessoa de Jesus, de 11 anos, que veio à mostra acompanhado do pai e acadêmico na UnB Paulo Pessoa. 

Acompanhado pelo pai, Gustavo de Jesus estava curioso para andar na bicicleta elétrica. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Estudantes de Engenharia Mecatrônica, Leonardo Teixeira e Bárbara Tapioca participaram do passeio pelo campus que inaugurou o ônibus elétrico. "Achei incrível ver essa tecnologia aplicada na linha 110, que é o ônibus utilizado pela maioria dos estudantes do campus", compartilhou Leonardo, que está no sexto semestre. Já a colega de curso, que está no segundo semestre, achou muito interessante ter contato com algo com que poderá trabalhar num futuro bem próximo.

 

VEÍCULO ELÉTRICOS — Diretor da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abravei), Rogério Markiewicz garante que não há como pensar em cidades sustentáveis sem a mobilidade elétrica.

 

“É preciso incentivar as formas de mobilidade não poluentes. Pesquisas mostram que todos os anos morrem no Brasil 50 mil pessoas com problemas respiratórios decorrentes da poluição urbana. Grande parte dessa poluição é gerada por veículos. Para além da mobilidade, vemos que também é uma questão de saúde pública", reforçou.

 

Proprietário de carro elétrico, Markiewicz diz que falta informação, infraestrutura e preços competitivos para que a frota de veículos elétricos aumente. “Não é apenas o carro elétrico. Estamos falando de metrô, ônibus, caminhão de lixo, patinete e vários modais que integram a mobilidade sustentável", acredita.

 

Arquiteto e urbanista por formação, o diretor da Abravei comentou sobre as inovações da lei que atualizou o Código de Obras e Edificações do DF, sancionada no início deste ano. “Novas obras com mais de 200 vagas de estacionamento terão que reservar 0,5% das vagas para carro elétrico, com tomadas para carregamento. Com isso, Brasília se torna pioneira nesse tipo de legislação e espero que isso motive outras cidades do país”, comemora Rogério Markiewicz. 

Rogério Markiewicz utilizando o eletroposto da UnB para recarregar seu carro elétrico. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB
Rogério Markiewicz utilizando o eletroposto da UnB para recarregar seu carro elétrico. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

O diretor da FT reforçou que, com as parcerias e pesquisas, a UnB se fortalece no papel de fornecer informações científicas e de credibilidade para formulação de políticas públicas. "Não estamos falando de futuro, os veículos elétricos já são realidade. A China já tem 200 milhões de motos 100% elétricas, é praticamente uma moto por brasileiro. As empresas e universidades que não se atentarem a isso ficarão para trás", concluiu Márcio de Farias.

 

MOBILIDADE URBANA – A edição 18 da Revista Darcy traz dossiê sobre a mobilidade urbana. As reportagens expõem dados, pesquisas e reflexões sobre a realidade atual do transporte público coletivo e do transporte individual, com destaque para o trânsito pesado nas metrópoles que praticamente imobiliza milhares de brasileiros. A publicação aponta, ainda, possíveis soluções para o futuro do deslocamento humanos nos centros urbanos, incluindo a garantia da acessibilidade à cidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Acesse a publicação e leia mais sobre a temática.

 

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