EXTENSÃO

Programa de extensão da UnB, Universidade do Envelhecer promove aula inaugural de seus novos polos, em Samambaia, Recantos da Emas e Asa Norte

Fundadora da Universidade do Envelhecer (UniSER), professora Margô Karnikowski, da FCE, deu as boas-vindas aos novos alunos do projeto. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Homens e mulheres, jovens idosos e velhos adultos. O público que participou da primeira aula do novo semestre da Universidade do Envelhecer (UniSER) – que comemora quatro anos de sua criação em 2018 – era diverso, mas tinha algo em comum: a vontade de aprender. “No Brasil temos a velhice como um período de doença, ladeira abaixo. Espero que o curso me prepare para envelhecer bem”, conta a nova aluna, Virgínia Miranda, sobre suas expectativas. Ela diz ter passado por uma perda e que precisa de ferramentas para se reinventar. “Essa vivência será uma excelente oportunidade para isso”, confia.

A UniSER é um programa de extensão da UnB destinado a pessoas acima dos 45 anos. Sua finalidade é contribuir para o despertar dos alunos na valorização do ensino, do aprendizado, da convivência em grupo e da integração como instrumentos para melhoria da qualidade de vida. Professora da Faculdade UnB Ceilândia (FCE) e fundadora do projeto, Margô Karnikowski deu as boas-vindas aos novos alunos e aos egressos que prestigiaram o evento desta segunda-feira (17). “Usa-se muito o eufemismo da melhor idade, mas precisamos pensar o envelhecer. Queremos refletir sobre a maturidade com o apoio do conhecimento disseminado entre gerações”, disse.

Personalidades ligadas ao planejamento de políticas públicas para idosos, membros da administração superior da UnB e do Instituto Federal de Brasília (IFB) também saudaram os presentes, no auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde (FS). Mas o destaque nas ações ficou mesmo com os alunos. Egressa da primeira turma da UniSER, Vera Crema se emocionou ao compartilhar sua vivência com os novatos. “Vocês serão transformados como eu fui. Esse é o espaço para que o conhecimento seja pensado e valorizarmos a educação a cada instante da vida”, enfatizou.

"Até o fim do ano vou ler desembaraçada", diz Maria do Carmo, moradora do Guará e ex-aluna da UniSER. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Maria do Carmo Nunes Rodrigues é outra egressa da turma, que se formou em julho de 2018. Ela veio para Brasília em 1974 e criou sozinha os filhos, depois que o marido a abandonou. Com pouca prática de leitura e escrita, ela conta ter se sentido muito acolhida e respeitada. “Eu era a única da turma que não sabia ler e escrever, mas ninguém me humilhou. Muitas me incentivaram e elogiaram meu trabalho de conclusão de curso”, recorda. O tema escolhido foi crochê e bordado.

Sorridente e tímida, Maria do Carmo recebeu de uma colega de turma uma promessa. “Até o fim do ano ela vai ler um livro, e eu estarei lá para ver”, afirmou a enfermeira aposentada Maria das Graças Lago.

Além da apresentação do curso para as novas turmas da UniSER no Darcy Ribeiro, no Recanto das Emas e em Samambaia, o evento trouxe performances de ex-alunos, acompanhados pelo artista local Gegê Brasil, que tocou Além do horizonte e Eu te amo, de Roberto Carlos. O ex-aluno Eloy Barbosa, que se apresentou juntamente com sua parceira de dança, a egressa Dilva Pinheiro, falou sobre a importância da arte em sua vida. “Faço questão de me apresentar. Meu projeto de vida é olhar para o futuro, aprender a apreciar e compartilhar o que vivo. A dança me propicia isso. Se me chamarem de novo, venho”, garantiu.

O CURSO – O programa de extensão UniSER da Universidade de Brasília tem como objetivo fomentar ações educativas e integrativas que possibilitem a ampliação de capacidades e habilidades de adultos e idosos. O curso de Educador Político Social em Gerontologia, oferecido pelo projeto, tem duração de três semestres e visa permitir a adoção de comportamentos que estimulem a cidadania, o empoderamento e o desenvolvimento humano e social, além de contribuir para a transformação das pessoas envolvidas.

Ex-alunos da UniSER, Dilva Pinheiro e Eloy Barbosa animaram o público com apresentação de dança. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Mariana Rocha, arquiteta e professora na Universidade do Envelhecer, conta que os alunos se envolvem muito com o curso e que as respostas são positivas. “Na minha disciplina, por exemplo, apresento a arquitetura para a terceira idade. Visitamos monumentos da capital e eles mesmos são os guias em cada local”, conta.

Professores da UnB e de outras instituições, estudantes de pós-graduação e estagiários estão à frente das atividades. As aulas acontecem no período vespertino, de segunda a sexta-feira, em diversas regiões do Distrito Federal, de acordo com a turma do estudante.

Para se candidatar, é necessário ter mais de 45 anos e disponibilidade para aulas de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30, e para atividades extracurriculares, que podem acontecer aos finais de semana. O edital de admissão, quando lançado, pode ser acessado aqui.