PRÊMIO

Desafio universitário organizado pelo Sebrae existe há 16 anos. Pela primeira vez, equipe do DF é campeã

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Quatro estudantes do Distrito Federal levaram o primeiro lugar no Desafio Universitário Empreendedor 2015. Entre eles, dois são alunos da Universidade de Brasília. Cerca de 60 mil graduandos de todo o país se inscreveram na iniciativa organizada pelo Sebrae.

Os vencedores ganharam troféus, tablets, cursos e viagens ao Japão, onde irão conhecer centros de referência em empreendedorismo e inovação.

Em dezembro, os membros do time campeão Ângela Silveira, Lucian Lorens e Pedro Henrique Dias foram recebidos pelo reitor Ivan Camargo e pelo decano de Administração, Luís Afonso Bermudez, no gabinete da Reitoria. Os estudantes falaram sobre a experiência e se ofereceram para ajudar na divulgação do torneio na UnB.

“Muita gente não conhece o Desafio. Existem mais de sete milhões de estudantes de graduação no Brasil. Perto disso, o número de inscritos é pequeno. Queremos ser um exemplo, porque as pessoas ficam mais animadas quando veem um projeto que deu certo”, avalia Ângela.

COMO FUNCIONA – O Desafio Universitário Empreendedor tem caráter educacional, com objetivo de desenvolver nos estudantes habilidades próprias do universo dos negócios. Ao longo de um ano, os participantes somam pontos na plataforma virtual da competição, onde a classificação é determinada pelo desempenho individual em cursos e jogos empresariais.

“Por meio dos jogos, aprendemos a gerir negócios. Pode ser uma startup, uma venda na praia, uma academia. Não pode virar o mês no vermelho, é preciso fazer a empresa sobreviver e dar lucro”, explica Pedro Henrique Dias.

Após a etapa virtual, os 40 melhores ranqueados de cada estado e do Distrito Federal são convocados a fases presenciais. Ali precisam apresentar ideias empreendedoras e trabalhar em equipe.

Para o decano Luís Bermudez, também presidente do Sebrae-DF, estimular competências particulares e coletivas nos estudantes e treiná-los para possibilidades profissionais são os principais diferenciais do Desafio:

“Antes, a inscrição era por grupos, que muitas vezes não seguiam adiante. Hoje, há o espaço individual, mas depois as pessoas precisam se reunir, se conhecer, e decidir entre elas qual projeto desenvolver. Isso é o que existe no mundo real ao se formar uma sociedade”.

Estudantes apostaram na ideia de filtro separador de poluentes para automóveis. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

OPORTUNIDADE ÚNICA – Ângela Silveira, Lucian Lorens, Pedro Henrique Dias e Ricardo Aquino superaram 104 concorrentes na final, apostando em uma ideia ecossustentável: um filtro separador de poluentes que pode ser acoplado ao cano de descarga dos automóveis.

Além de diminuir o lançamento de resíduos no ambiente, o projeto prevê que o aparato ainda pode fornecer insumo para a indústria de pneus.

A experiência no Desafio foi inédita para os estudantes e diminuiu a distância entre a teoria das aulas e a prática exigida pelo mercado. Nenhum deles havia gerenciado uma empresa ou trabalhado com inovação antes. Após a conquista, não faltam planos neste sentido.

“Estamos montando um empreendimento. Queremos aproveitar as características e a sinergia do nosso grupo para levar novos projetos adiante”, conta Lorens.

Fatores como crescimento pessoal, contatos profissionais e aprendizado intenso, todos adquiridos durante o Desafio, foram ressaltados como os pontos mais importantes da trajetória. A confiança adquirida para apostar em ideias próprias também foi destacada.

“Em Brasília pensa-se muito em concursos públicos. Se você fala em abrir uma empresa, logo é criticado. Mas, ao mesmo tempo, é um campo muito rico, cheio de oportunidades, desde que se tenha uma dose extra de inovação. Nós vamos empreender e as pessoas ainda vão ouvir falar muito da gente”, declara o grupo.

SERVIÇO
As inscrições para o Desafio Universitário Empreendedor 2016 são gratuitas e podem ser feitas no endereço desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br. Disciplinas oferecidas pela UnB, como Introdução à Atividade Empresarial, somam pontos no ranking da primeira fase.