INFRAESTRUTURA

Com a contratação de novos médicos, atendimento nos dez leitos da unidade é normalizado

Foto: Ascom HUB

 

A partir desta segunda-feira (18), a UTI Adulto do Hospital Universitário de Brasília (HUB) volta a operar com os dez leitos funcionando normalmente. A unidade recebeu o reforço de quatro novos médicos, aprovados em concurso público promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

 

Com a reabertura da UTI, a instituição volta a normalizar a realização de cirurgias de grande porte. Além dos quatro médicos que vão atuar na UTI Adulto, também foram contratados mais três profissionais para a UTI Neonatal e outros quatro para a Unidade de Pacientes Críticos.

 

"O HUB está pronto para cumprir as metas e deixar o serviço funcionando plenamente, o que favorece o ambiente para ensino e assistência de qualidade. A reabertura dos leitos demonstra o empenho da instituição em resolver problemas, atendendo às necessidades da comunidade”, afirma o superintendente do HUB, Hervaldo Sampaio Carvalho.

 

No dia 17 de dezembro de 2015, a UTI Adulto foi fechada com a transferência dos quatro leitos regulados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) para outra unidade do próprio HUB. A medida foi tomada para garantir a segurança dos pacientes, já que as vagas de médicos no setor não haviam sido preenchidas, mesmo com a realização de quatro concursos públicos.

 

HISTÓRICO – No último ano, a quantidade de leitos de Terapia Intensiva no HUB saltou de 10 para 45. Em 2014, a instituição contava com seis leitos de UTI Geral/Adulto e quatro de UTI Neonatal. Em 2015, esse número progrediu para dez, em cada uma das UTIs, totalizando 20 leitos. Também foram criadas uma UTI Neonatal intermediária com 5 leitos (UCIN), uma UTI Geral Semi-Intensiva com doze leitos e uma Unidade Coronariana com oito leitos. A expectativa é chegar ao segundo semestre de 2016 com 64 leitos de UTI.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.