COOPERAÇÃO

Estudo auxilia a implantação do uso de cães em aeroportos para detectar produtos que podem trazer doenças, vírus e outras pragas para o país

Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

 

Um trabalho pioneiro no país treina cães para auxiliar na detecção de produtos orgânicos de origem animal e vegetal que entram pelos aeroportos. O método é subsidiado por uma pesquisa desenvolvida na UnB, por grupo coordenado pelo professor Cristiano Melo, em parceria com a Vigilância Agropecuária Internacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Vigiagro/MAPA).

 

Segundo o docente, a atuação conjunta dos cães e dos Fiscais da Federais Agropecuários na detecção da entrada de produtos ilegais torna o processo mais eficaz. "A velocidade de interceptação vai aumentar", explica.

 

O Superintendente Federal de Agricultura no Distrito Federal, Bernardo Sayão, também defende o uso dos cachorros. "O cão faz o trabalho em cinco segundos. O scanner leva um minuto". Outra vantagem é que o uso do animal dispensa o scanner corporal, pois o cachorro consegue farejar as malas e os passageiros.

 

"O cachorro é como uma extensão do fiscal que o acompanha", diz Cristiano Melo, ao explicar como funciona o procedimento de identificação e apreensão. "O cão, a entrevista que se faz com o passageiro que chega do exterior e o scanner completam todo o sistema", acrescenta.

Márcio Micheletti e o labrador Romeu. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Animais, Márcio Henrique Micheletti é Fiscal Federal Agropecuário e trabalha com o labrador Romeu, que está finalizando o treinamento e deve começar a atuar no aeroporto de Brasília em menos de duas semanas.

 

"O cachorro facilita o processo de interceptação ao identificar uma mala que necessariamente deverá passar pelo scanner", explica Márcio. "Provavelmente teremos um segundo cachorro trabalhando nesse sistema de prevenção antes das Olimpíadas", conclui.

 

SEGURANÇA - A entrada de produtos sem o Certificado Sanitário Internacional coloca em risco a saúde da população e a economia do país.

Fábio Schwingel mostra os produtos que não podem entrar no país sem certificação. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

 

"O programa da Vigilância Agropecuária visa fazer barreiras contra o ingressos de pragas que não existem no Brasil", explica Fábio Schwingel, chefe da unidade do Vigiagro no aeroporto de Brasília.

 

O estudo conduzido pelo professor Cristiano Melo mapeou o perfil dos passageiros que entram com os produtos proibidos, além dos principais voos com probabilidade de conter itens que oferecem risco à saúde pública e animal.

 

O docente explica que é necessário interceptar o produto sem certificação ainda no aeroporto porque as possíveis pragas se disseminam rapidamente. "Se o passageiro não traz o certificado sanitário é impossível atestar que aquele produto é isento de agentes infecciosos, como a febre aftosa", afirma.

 

A contaminação ocorre principalmente pelos porcos e outros animais que comem restos de comida. "O consumidor compra esse produto lá fora e muitas vezes não o consome, então o resto desse alimento vai parar no lixo e pode virar lavagem para um porco, por exemplo", complementa.

 

Confira quais são os produtos proibidos de entrar no país sem o certificado sanitário
Acesse o Manual de Procedimentos Operacionais do Vigiagro

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.