EDUCAÇÃO

Campanha quer melhorar a interação entre motoristas, ciclistas e pedestres nos campi

Foto: Cláudio Reis/Secom UnB

 

O direito de ir e vir exercido com paz e segurança. Para ajudar a fazer essa garantia, a Universidade de Brasília, em parceria com o Núcleo de Programa Educativo de Trânsito (Nupet) do Detran e o Coletivo Bicicleta Livre, realiza palestra no campus Darcy Ribeiro. O evento faz parte da campanha Detran-DF e UnB de mãos dadas pela paz no Trânsito e ocorre no primeiro dia de registro de calouros do PAS, 28 de janeiro.

 

A palestra, ministrada por especialistas do Detran, será seguida pela exibição do filme Bike vs. Cars, do diretor sueco Fredrik Gertten. Os calouros receberão um kit de segurança com uma pulseira refletiva, garrafinhas de água, disco educativo de sinalização de trânsito e um exemplar de bolso do Código de Trânsito Brasileiro.

 

A iniciativa inclui ainda uma mesa-redonda entre palestrantes e calouros para estimular o diálogo a respeito das dificuldades do trânsito e como se dá a segurança no campus. “A Campanha tem como objetivo contribuir para redução do número de mortes nas ruas a partir da orientação de cidadãos e usuários da via em geral sobre a adoção de comportamentos seguros”, explica Tiago Moreira dos Santos, chefe do Nupet.

Detran DF/Divulgação

 

Segundo Moreira, a campanha vai continuar nos campi ao longo do semestre. Há previsão de nova palestra em março, acompanhada de blitz educativa na via L3 norte. Em abril, os encontros serão destinados a funcionários terceirizados da Universidade. No fim do semestre, ao longo de maio e junho, o diálogo será voltado à segurança dos ciclistas.

 

A intenção é que as atividades também ocorram nas faculdades de Ceilândia e Gama também por meio de cartazes fixados em pontos de circulação dos campi.  “Queremos recuperar essa responsabilidade da UnB como formadores de opinião e de exemplo para a cidade”, afirma o professor Pastor Willy Gonzales, do Programa de Pós-graduação em Transportes da UnB.

 

O grupo de Pesquisa de Comportamento em Transporte, o Programa de Educação Tutorial de Engenharia Civil, o Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes e o Diretório Central dos Estudantes também participam das iniciativas de conscientização.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: Secom/UnB. Fotos: nome do autor - Secom/UnB