SUSTENTABILIDADE

Iniciativa engloba pesquisas para o desenvolvimento de processos sustentáveis para geração de energia

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A Fundação Universidade de Brasília (FUB) firmou parceria com a empresa S4 Solar do Brasil, produtora de painéis de energia solar. O protocolo de intenções, assinado na última quinta-feira (18), prevê uma área de concentração multidisciplinar com foco em energia fotovoltaica na Faculdade UnB Gama (FGA) e a implantação de um centro de pesquisas no campus Darcy Ribeiro, também voltado para o desenvolvimento de estudos na área.

“A expectativa é de que o uso de energia solar cresça. É uma honra para a UnB estar envolvida no processo de pesquisas sobre painéis solares e células”, afirma o reitor Ivan Camargo.

A iniciativa ainda contempla a construção de um centro para certificar equipamentos de acordo com padrões internacionais. “Vai ser o primeiro local desse tipo no Brasil, o que eleva a qualidade dos painéis e a eficiência na produção de energia”, explica o professor José Camargo, do Departamento de Engenharia Elétrica.

Segundo o presidente da S4 Solar do Brasil, João Eugênio, a escolha pela parceria com a UnB não foi por acaso. “Como brasiliense, tenho uma história com a cidade. Além disso, a UnB é reconhecida nacionalmente por sua excelência e qualidade de professores”.

O empresário afirma que, se tudo ocorrer como o planejado, em cerca de três meses os projetos serão colocados em prática na Universidade, inicialmente, com a estrutura já disponível.

Parceria prevê construção de centros de pesquisas e fortalecimento de estudos na área de energia solar. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O professor de Engenharia Mecânica Guilherme Caribé explica que os alunos vão participar das atividades desenvolvidas nos laboratórios. ”Com os projetos estruturados, alunos de graduação, mestrado e doutorado devem participar como pesquisadores, teremos bolsas“.

Caribé também conta que existem muitas ideias que ainda podem se tornar realidade com essa parceria, como a cobertura do Instituto Central de Ciências (ICC) com os painéis solares para diminuir o consumo de energia do prédio.

Como primeira ação concreta, a S4 Solar convidou os professores José Camargo e Guilherme Caribé a visitar instalações de fabricantes e centros de pesquisa em energia fotovoltaica na China e na Espanha. A viagem ocorre de 22 de fevereiro a 5 de março.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.