HOSPITAL VETERINÁRIO

Transfusões são realizadas em cirurgias e tratamentos veterinários

Foto: Arquivo pessoal

Salas equipadas com macas, refrigeradores e centrífugas, preparadas para realizar transfusão sanguínea em cirurgias e tratamentos terapêuticos de animais de pequeno porte. Cães e gatos são os pacientes mais frequentes do banco de sangue do Hospital Veterinário da Universidade de Brasília (HVet). Porém, em situações de emergência, a estrutura também pode receber pássaros, coelhos, macacos e outros animais.

Por mês, cerca de 20 animais passam pelo procedimento de transfusão sanguínea no Hospital. A iniciativa, criada em 2011, é um projeto de extensão do qual participam docentes e estudantes do curso de Medicina Veterinária

Segundo a professora e médica veterinária Ana Mortari, o sangue dos cães pode ser refrigerado e estocado por até 30 dias. Já o sangue dos outros animais, por questões biológicas e de estrutura, não costuma ser armazenado para utilização veterinária.

"Em nossos refrigeradores, guardamos apenas o sangue canino. Para outros animais, em caso de emergência, fazemos a coleta no momento da intervenção médica", afirma.

Ana Mortari e Jair Costa pedem doações para o Banco de Sangue do HVet. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

TRANSFUSÃO EM ANIMAIS - Além dos casos de hemorragias e cirurgias, a transfusão de sangue costuma ser feita quando é constatada a redução de alguns dos hemocomponentes do sangue (plasma, plaquetas e glóbulos brancos/vermelhos) no organismo dos animais. Essa diminuição pode ocorrer por enfermidades como anemia, insuficiência renal crônica ou doenças relacionadas à medula óssea.

O sangue do animal doador deve ser compatível com o do receptor. Segundo o professor e médico veterinário Jair Costa, os cães têm cerca de oito tipos sanguíneos e um cachorro pode apresentar mais de um tipo sanguíneo. Dessa forma, um mesmo animal pode doar para outros com tipos de sangue diferentes.

Para ser doador, o cão deve passar por uma série de exames laboratoriais e clínicos, feitos gratuitamente no Hospital. Cada animal saudável pode doar cerca de 450 ml de sangue, num intervalo de três meses. Já o dono do animal que recebe o sangue deve arcar com os custos para a reposição do material hospitalar utilizado no tratamento.

O HVet mantém uma relação dos animais doadores que, atualmente, tem cerca de 50 animais cadastrados.

Ilustração: Anna Soares / Secom UnB

DOAÇÕES - Para realizar os tratamentos, o banco de sangue do HVet precisa ter o sangue animal em estoque. Por isso, os médicos veterinários solicitam que os donos de cachorros cadastrem os seus animais para serem doadores. Na opinião dos coordenadores do projeto, os professores Ana Mortari e Jair Costa, a transfusão sanguínea além de proporcionar condições para melhorar a qualidade de vida animal, também traz a possibilidade de salvar vidas. "Essé o maior benefício que o nosso hospital pode pode oferecer", declara professor Jair Costa.

Além do banco de sangue animal, o HVet também realiza serviços de fisioterapia, cardiologia, neurologia e oftalmologia.

Outras informações: facebook do banco de sangue

Fone: 3107 5536

Ilustração: Anna Soares / Secom UnB