EXTENSÃO

Atividade faz parte de projeto em Ciências Contábeis. Atendimento presencial vai até 26 de abril

Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

Um grupo de alunos e professores da Universidade de Brasília iniciou, neste mês, atendimento aos contribuintes que ainda têm dúvidas sobre como elaborar a declaração de imposto de renda pessoa física (IRPF) 2016.

O serviço faz parte do projeto Balcão Fiscal, coordenado pela professora Clésia Camilo Pereira, do Departamento de Ciências Contábeis da UnB. "Com informação correta, é possível evitar o pagamento indevido de impostos, pagar menos e dentro da lei", ressalta. "Entre as dúvidas mais comuns, estão as que envolvem operações com venda de imóveis", cita a docente.

Aberto à comunidade, o atendimento é realizado no laboratório de uso comum da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE), no campus Darcy Ribeiro.

O serviço funciona apenas às segundas e terças-feiras, das 10h às 12h, 14h às 16h e 18h às 20h. Não é preciso marcar horário.

Até 29 de abril, prazo final para entrega do IR 2016, dúvidas podem ser tiradas também pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O plantão presencial se encerra dia 26.

CIDADANIA - A aluna do 7º semestre de Ciências Contábeis Letícia Ribeiro, 22 anos, diz estar aprendendo muito com o projeto. "Achei genial. No curso a gente não tem muito contato com o tema imposto de renda, por exemplo, e aqui a professora nos ajuda a entender e a aplicar a lei que é difícil", conta.

A coordenadora explica que o IR é o primeiro de uma série de temas que o grupo, criado neste ano, se propõe a discutir. No segundo semestre, o assunto deve ser Microempreendedor Individual (MEI).

Além de oferecer serviços úteis à população, o Balcão Fiscal busca promover o exercício da cidadania. "A maior receita do governo é formada pelos impostos cobrados de cada um de nós. Por isso, temos a obrigação de saber onde o dinheiro é empregado", lembra Clésia.