Programação inclui palestras, cursos e apresentação de trabalhos

Palestras, cursos e muita troca de experiência. Essa é a programação da 1ª Semana de Enfermagem do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), que será realizada de 17 a 19 de maio. As discussões seguirão o tema proposto pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn): ABEn 90 anos e a construção histórica e política da enfermagem.

“O evento vai mostrar um pouco do que a área tem feito dentro do HUB na perspectiva do novo modelo de gestão”, explica Gizele Mota, integrante da comissão organizadora da Semana de Enfermagem. “Será um momento para divulgar nossas ações e trocar experiências”, completa Isabela Rodrigues, também integrante da comissão.

No primeiro dia, a programação será no HUB e terá uma solenidade de abertura e palestras sobre temas como segurança do paciente, qualidade da assistência e a sistematização da assistência de enfermagem como instrumento de empoderamento do enfermeiro.

As atividades do segundo e terceiro dias serão no auditório da Fiocruz (L3 Norte). O dia 18 de maio também será dedicado a palestras e, o dia 19, a quatro minicursos sobre diálise peritoneal, manuseios e precauções com coberturas de curativos, segurança infusional e cuidados no preparo de exames de imagem.

Os participantes dos cursos receberão um certificado fornecido pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP). As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até o dia do evento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Todas essas atividades são abertas a profissionais de enfermagem e acadêmicos do Distrito Federal. “Além de comemorar a data, a Semana de Enfermagem vai promover a capacitação e integração da equipe”, afirma José Fábio Neves, integrante da comissão organizadora.

A programação também conta com a apresentação e premiação de trabalhos desenvolvidos pela equipe de enfermagem do HUB sobre uma das três áreas temáticas: relatos de experiências da equipe, divulgação de trabalho desenvolvido pela equipe ou valorização do profissional de enfermagem.

Acesse a programação e participe!

Histórico

A Semana Brasileira de Enfermagem foi criada em 1940 pela Escola de Enfermagem Anna Nery. Em 1960, foi oficializada pelo Decreto 48.202. A semana faz parte do calendário anual da ABEn e ocorre de 12 a 20 de maio, entre o Dia do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio, e o Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, em 20 de maio.