MATURIDADE

Edital oferta cem vagas no campus Darcy Ribeiro e 50 no Riacho Fundo I para o curso de Educador Político Social em Gerontologia

Foto: Emivaldo Almeida/Assessoria de Comunicação da UniSer

As inscrições para o curso de Educador Político Social em Gerontologia, que faz parte do Programa Universidade do Envelhecer (UniSer/UnB), estão abertas até 15 de julho. São ofertadas cem vagas para a unidade do campus Darcy Ribeiro e 50 para a do Riacho Fundo I. Fundado em 16 de abril de 2015 como Universidade da Maturidade, o projeto  agora  passa a ser denominado Universidade do Envelhecer. Vale ressaltar que esse é um curso de extensão e, portanto, não se trata de titulação de ensino superior.

Para ingressar na UniSer, é necessário ter idade igual ou superior a 40 anos e disponibilidade para aulas de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30, e para atividades extracurriculares, que poderão acontecer aos finais de semana. Atendidos os critérios previstos no edital, as vagas serão preenchidas pela ordem de inscrição. Os candidatos excedentes, porém, serão registrados em lista de espera e poderão ser convocados caso haja alguma desistência.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria Geral da UniSer, localizada ao lado da Administração Regional da Candangolândia, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com a documentação prevista no edital. A taxa cobrada é de R$ 20, mas as pessoas registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar isenção de pagamento, conforme critérios do edital que pode ser acessado aqui.

O projeto possui duração de três semestres e o início das atividades está marcado para 22 de agosto. Atualmente, ele já é realizado na Ceilândia e na Candangolândia, e a primeira turma de formandos está prevista para novembro deste ano, quando os alunos concluintes receberão certificados.

Saiba mais – A Universidade do Envelhecer, antiga Universidade da Maturidade (UMA/UnB), é um projeto da Universidade de Brasília que nasce alicerçado em uma estrutura pedagógica de aplicação de tecnologia social, experienciada e vivenciada com sucesso na Universidade Federal de Tocantins (UFT), parceira da UnB, baseada nos pilares de ensino, pesquisa e extensão.

O curso de Educador Político Social em Gerontologia visa capacitar adultos e idosos para que atuem na formação de uma sociedade inclusiva e sejam sujeitos ativos na construção de políticas para o envelhecimento, com valorização e dignidade humana. Para isso, são ofertadas disciplinas de Autocuidado, Qualidade de Vida, Direito e Cidadania, Política e Educação, Atividade Física e Mobilidade, Música, Educação Gerontológica, entre outras. No último semestre, são realizadas atividades práticas para consolidar os conhecimentos adquiridos e o aluno deve elaborar Trabalho de Conclusão de Curso.

Margô Gomes de Oliveira Karnikowski, coordenadora da UniSer, explica que a proposta do projeto é empoderar os participantes para desenvolverem suas potencialidades. “Toda pessoa possui habilidades e limitações diferentes em cada etapa da vida. Na maturidade isso também acontece", reforça. De acordo com a gestora, na conclusão do curso, muitos acabam encontrando um novo caminho como empreendedores, ou ingressam no mercado formal, ou ainda se tornam monitores da universidade, por exemplo. Segundo ela, o projeto não tem como foco apenas a empregabilidade e renda dos participantes, mas um dos principais objetivos é o desenvolvimento de vínculos afetivos e de trabalho colaborativo.

Acesse o portal da Universidade do Envelhecer e conheça mais sobre esse projeto.