PESQUISA

Expedição dos participantes do projeto Pelos Caminhos de Darwin ocorre de 22 a 30 de outubro

Foto: João Paulo Barbosa

Os pesquisadores do projeto Pelos Caminhos de Darwin visitam o arquipélago de São Pedro e São Paulo, de 22 a 30 de outubro, para coletar dados e imagens que comporão o acervo multimídia de um livro digital. A equipe é a primeira da UnB a fazer expedição pelas ilhas.

A obra será produzida pelo Laboratório Ábaco (Faculdade de Educação) em parceria com o Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará. O livro será disponibilizado gratuitamente para estudantes de todo o país, por meio do portal do Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da UnB.

Coordenado pelo professor Gilberto Lacerda Santos, o projeto Pelos Caminhos de Darwin é uma iniciativa de educação e divulgação científica do trabalho de Charles Darwin para a elaboração da Teoria da Evolução das Espécies. Conta com a atuação da bióloga Shirley Hauff (Laboratório Ábaco), do fotógrafo e historiador João Paulo Barbosa (Laboratório Ábaco), dos geógrafos Iara Nocentini (UNESP) e Hernani Loebler (UFPE) e dos pesquisadores em informática educativa Cláudia Motta (UFRJ) e Mauro Pequeno (UFC).

Nesta nova etapa do projeto, apoiada pela Marinha do Brasil, João Paulo Barbosa e Gilberto Lacerda Santos terão a missão de explorar a formação geológica localizada em uma das regiões mais profundas do mundo, que corresponde à única localidade do Oceano Atlântico em que o manto abissal está exposto acima do nível do mar.

A equipe já fez visitas técnicas ao Arquipélago de Galápagos, no Equador, à Terra do Fogo, na Argentina, à Patagônia, no Chile, e à região norte fluminense, no Rio de Janeiro. Todos esses lugares foram visitados por Darwin e suas observações científicas culminaram na elaboração de sua revolucionária teoria.

O LUGAR - O arquipélago de São Pedro e São Paulo é constituído por cinco ilhas maiores e numerosos rochedos, sendo um dos lugares mais inóspitos do país. Trata-se de um conjunto de pequenas ilhas rochosas e pedregosas pertencente ao estado de Pernambuco. Localizado na parte central do oceano Atlântico equatorial, fica a 627 km do arquipélago de Fernando de Noronha, a 986 km do ponto mais próximo do continente e a 987 km a partir de Natal, no Rio Grande do Norte.

O primeiro desembarque registrado nos rochedos foi o do francês Bouvet du Losier (1738), seguido pelo do norte-americano Amasa Delano, no comando do Perseverance (1803) e pelo britânico George Criton, a bordo do HMS Rhin (1806). O seu mais famoso visitante, porém, foi Charles Darwin, que ali desembarcou na manhã de 16 de fevereiro de 1832, na primeira parte de sua viagem ao redor do mundo, a bordo do "HMS Beagle".

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.