PESQUISA

Encontro reúne mais de 1,7 mil trabalhos da UnB, de outras instituições de Ensino Superior e de alunos do Ensino Médio

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

 

Com o tema Água, energia e sociedade, o 21º Congresso de Iniciação Científica da UnB e o 12º Congresso de Iniciação Científica do DF ocorrem durante essa semana na Universidade de Brasília. A abertura oficial foi no anfiteatro 12, ICC Norte, na tarde da última segunda-feira (26).

 

"Quem é engenheiro elétrico como eu sabe que estamos falando da mesma coisa quando se trata de água e energia", disse o reitor Ivan Camargo sobre o tema desta edição. "Discutir sustentabilidade é muito importante".

 

O decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaime Santana, destacou o aumento de bolsas da FAPDF neste ano e aproveitou para convidar a todos para a palestra do Nobel de Medicina Bruce Beutler. O cientista estará na UnB nesta quinta-feira (29).

 

UnB recebe vencedor do Prêmio Nobel de Medicina

Mais de 1,7 mil pesquisas serão apresentadas no evento.
Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

 

"O congresso é o momento em que os resultados das pesquisas são divulgados", lembrou a diretora de Iniciação Científica, Heloísa Sales.

 

A assessora de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Fernanda Lima, agradeceu a parceria com todas as instituições de ensino e ressaltou a relevância da pesquisa para o ensino e a extensão. "A iniciação científica é importante para a formação do ser humano", acredita.

 

"Eu era completamente amadora e, ao final do programa, sabia o que é um texto científico, o que são citações e plágio", conta a aluna de Psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) Lidiane Gomes, que desenvolveu pesquisa sobre adolescência e criminalidade.

 

Estiveram presentes na cerimônia de abertura, a vice-reitora da UnB, Sônia Báo, o pró-reitor da UCB, Daniel Carvalho, e o assessor de Pesquisa, Extensão e Internacionalização do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Bernardo Assis.

Professor Ricardo Fragelli aborda novos métodos de ensino em Matemática. Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

 

INSPIRAÇÃO – Após os discursos de abertura, o professor de Engenharia Ricardo Fragelli, da Faculdade UnB Gama, falou sobre novos métodos de ensino em Matemática capazes de reduzir o índice de reprovação nessa matéria.

 

Professor de Cálculo 1, ele mostrou os resultados obtidos nas turmas que tiveram a chance de vivenciar um dos três métodos de "aprendizagem ativa e colaborativa" aplicados em suas aulas, como o Rei da Derivada e o Summaê, ou "soma com chapéus".

 

"Os alunos são levados a olhar para o lado e ajudar os colegas em dificuldade", disse. "Com a colaboração, obtivemos mais de 85% de aprovação em turmas acostumadas a ter mais da metade dos alunos reprovados", comemora.

 

PÔSTERES – A apresentação e a avaliação de mais de 1,7 mil trabalhos segue até quinta-feira (29) no Centro Comunitário Athos Bulcão. A premiação acontecerá em novembro, dia 26, no anfiteatro 9, ICC Sul.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.