TECNOLOGIA

Equipe Droid é formada por estudantes da FT. Em reunião no Salão de Atos, eles comemoraram as conquistas obtidas recentemente em competição internacional

Representantes da equipe Droid exibiram medalhas e robôs em encontro com a reitora, no Salão de Atos. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

A reitora Márcia Abrahão recebeu na tarde desta segunda-feira (29), no Salão de Atos da Reitoria, membros da equipe de robótica Droid. O objetivo do encontro foi celebrar os resultados recentes alcançados pelos estudantes nos Estados Unidos. O grupo da Faculdade de Tecnologia (FT), que desenvolve robôs inteligentes para competições, participou da Robogames 2017, em abril.

A competição é uma espécie de olimpíada de robótica e reuniu 282 equipes de 18 países. Lá, a Droid foi premiada em duas categorias. Na Tube Push, que envolve robôs feitos à base de blocos de brinquedo montáveis, a equipe conquistou a medalha de prata. Na categoria Firefighting, os estudantes alcançaram o terceiro lugar desenvolvendo um robô que executa ações de combate a incêndios.

"É um orgulho a Universidade ter tantos alunos engajados em importantes projetos de pesquisa e inovação”, destacou a reitora durante a reunião.

Ricardo Bauchspiess, estudante de Engenharia Mecatrônica, foi um dos nove integrantes que viajou com a equipe. Ele ressaltou o empenho do grupo: “Ficamos muito felizes em participar do torneio e com o desempenho do nosso projeto. Pudemos conhecer pessoas interessantes e trocar experiências com equipes de outros países.”

Representante da empresa Autotrac, parceira da UnB em projetos tecnológicos, Márcio Toscano frisou a importância de descobrir novos talentos na Universidade. “Nosso esforço é no sentido de apoiar as iniciativas científicas. Sempre que vemos um estudante se destacar, sentimos que o trabalho valeu a pena”, disse.

Equipamentos projetados pela equipe podem realizar diversas atividades. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

RECRUTAMENTO – Atualmente, a equipe é composta por 25 estudantes. O edital para a seleção de novos participantes é lançado anualmente. Para fazer parte dos projetos, basta ser aluno de qualquer curso de graduação na UnB. Em geral, estudantes de Engenharia Elétrica, Mecatrônica e Computação são os que mais se interessam em participar dos projetos em robótica.

Sara Gomes integra o grupo de pesquisadores. Ela estuda Engenharia Mecatrônica e pretende se especializar em equipamentos para uso na medicina. “Tenho interesse em atuar na área da construção de braços mecânicos para cirurgias de precisão”, planeja.

PLANOS – A equipe já se prepara para as próximas competições. Em 2018, participam da LARC (torneio entre países da América Latina) e da Robogames. No ano seguinte, pretendem estar na RoboCup, que é uma competição voltada para o âmbito acadêmico e com foco em pesquisa de novas tecnologias. "Com o apoio da UnB e dos nossos parceiros, temos condições de ampliar a equipe, desenvolver novos projetos e melhorar nosso desempenho em competições futuras”, projeta o estudante Lucas Schiavini.

>> Saiba mais sobre a Equipe Droid