INFRAESTRUTURA

Grupo elabora documento com foco nos desafios e possíveis caminhos para a área. Material está disponível para consulta, apoios, críticas e sugestões

Foto: Marcello Casa Jr/ Agência Brasil

 

Com o objetivo de contribuir para que o país volte a crescer, a Reitoria da Universidade de Brasília organiza, desde o final de agosto, uma série de encontros entre especialistas do setor elétrico.

 

A partir das discussões, que reuniram mais de vinte profissionais e acadêmicos da área, formulou-se um documento no qual são apontados alguns dos principais problemas e também os possíveis caminhos para o setor.

 

Entre os desafios estão o intervencionismo estatal, a falta de transparência e previsibilidade e a excessiva regulação. Foram elencados ainda dez princípios que devem nortear a formulação de políticas públicas e privadas para o setor elétrico e o papel do Estado - entre os quais: eficiência, inovação e isonomia.

 

"Buscamos abordar conceitos e princípios gerais, que podem produzir benefícios para toda a cadeia. Não tratamos de situações específicas de segmentos", afirma o reitor Ivan Camargo, docente com grande experiência na área.

 

Professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB, Camargo atuou como superintendente de Regulação do Serviço de Distribuição e assessor da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), além de ter sido presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético.

Reitor Ivan Camargo e professores Paulo Pedrosa (à esquerda) e Jorge Arbache (à direita) coordenaram o encontro na Reitoria. Foto: Júlio Minasi/AgênciaUnB

 

CONSULTA E CONTRIBUIÇÕES - O texto, consolidado pelo professor da UnB Jorge Arbache, coordenador técnico do encontro, foi elaborado a partir das convergências durante as discussões ocorridas na UnB e em conversas que se seguiram, incorporando novos profissionais.

 

"Os apoiadores desta iniciativa entendem que é necessário um debate a partir de princípios, e que o documento proposto é uma boa provocação para essa discussão sem, obviamente, esgotar o tema ou refletir a totalidade das visões que foram compartilhadas em sua produção", explica Arbache.

 

Por isso, os organizadores informam que o texto está aberto para críticas e sugestões e reforçam a importância de a comunidade manifestar eventuais apoios.

 

O material está disponível para consulta no site da UnB. Interessados podem enviar contribuições até 30 de novembro por Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.