SUSTENTABILIDADE

Evento realizado na Faculdade de Tecnologia reuniu representantes do governo, sociedade civil, empresas, professores da UnB e convidados. Objetivo foi promover discussão multidisciplinar sobre o tema

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

 

As perspectivas para o setor energético brasileiro para os próximos 15 anos foram discutidas no evento Desafios Energéticos, que buscou apresentar visão multidisciplinar e interdisciplinar sobre o tema. Com participação de representantes do governo, sociedade civil, empresas, professores da UnB, alunos e convidados, o encontro ocorreu no dia 4 novembro, no auditório Roberto Salmeron, da Faculdade de Tecnologia.

 

A cerimônia foi organizada pela Associação de Ex-Alunos (ALUMNI UnB) em parceria com a Faculdade de Tecnologia, Faculdade do Gama, Instituto de Relações Internacionais e do Instituto Brasil de Tecnologia (IBrTec).

 

“A ideia do debate é enxergar os vários pontos de vista sobre o mesmo problema e achar uma solução que atenda a todos”, explica o professor da FT e coordenador geral do evento, Rafael Shayani.

Encontro busca debater soluções que atendam à sociedade, afirma Shayani. Foto: Julio Minasi/UnB Agência

 

Nas mesas-redondas, palestrantes de diversas áreas puderam discutir questões técnicas, econômicas, ambientais, tecnológicas e sociais acerca do tema e ainda mostrar seu ponto de vista sobre os principais desafios e soluções para o setor energético do Brasil para as próximas décadas. O debate com participação do público buscou analisar e encontrar consenso entre as ideias apresentadas.

 

O reitor Ivan Camargo ressaltou a importância da discussão e destacou dois aspectos do evento: primeiro, ser promovido pela ALUMNI, organização composta por ex-alunos da instituição, e segundo, a diversidade e interdisciplinaridade do debate, com a participação de personalidades de diferentes áreas.

 

“Os problemas energéticos do país possuem desafios e soluções multidisciplinares. É papel da universidade chamar a comunidade para discutir e propor soluções, para dar o passo seguinte, implementar”, relatou Camargo.

Foto: Julio Minasi/UnB Agência

 

Segundo o Balanço Energético Nacional 2014, realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Brasil é líder mundial em energia renovável, com 46,4% de sua matriz energética oriunda de fontes renováveis. A média mundial de utilização de fontes renováveis é de apenas 13,5%, segundo a International Energy Agency (IEA).

 

CENÁRIO ATUAL - Estudos da EPE apontam ainda que, entre 2003 e 2013, a participação de petróleo, gás natural e carvão no total da matriz energética brasileira aumentou consideravelmente, e a emissão de CO² do setor energético subiu de 10,74% para 28,84%. Na geração de energia via fontes alternativas, como solar e eólica, o Brasil fica muito atrás de países como EUA e China. “Temos que aproveitar as vantagens competitivas do Brasil para a energia renovável”, alerta o reitor Ivan Camargo.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.