PRODUÇÃO ACADÊMICA

Banco de dados Web of Science revela que quantidade de trabalhos aumentou 43% de 2010 para 2015. No mesmo período, índice subiu 38% na base Scopus

Arte: Marcelo Jatobá / Secom UnB

A Universidade de Brasília tem 18.100 trabalhos em revistas e jornais internacionais desde 1962, quando foi inaugurada. O número é de um dos bancos de dados acessados por meio do Portal de Periódicos da Capes, o Scopus, que indexa títulos acadêmicos revisados por pares, títulos de acesso livre, anais de conferências, publicações comerciais, séries de livros, páginas web de conteúdo científico e patentes de escritórios. De 2010 a 2015, o crescimento foi de 38,75%.

Já a Web of Science, outra base de dados disponível no mesmo portal, contabiliza 15.495 publicações da UnB fora do país no referido período. Por meio desse banco, é possível acessar referências e resumos em todas as áreas do conhecimento, além de ferramentas para análise de citações, referências, índice h (usado para quantificar a produtividade e o impacto de cientistas conforme seus artigos mais citados) e análises bibliométricas. O Web of Science cobre aproximadamente 12 mil periódicos. O aumento na quantidade de publicações foi de 43%, no período de 2010 para 2015.

O diretor de Pós-Graduação da UnB, professor Bergmann Morais Ribeiro, lembra que esse aumento no quantitativo de publicações em periódicos internacionais foi um movimento nacional, como reflexo da política de expansão das universidades federais. “Aumentou o número de programas de pós-graduação no país e o investimento para pesquisa. Tendo recursos, a tendência é sempre aumentar a publicação de trabalhos”, avalia.

“Mas na UnB também houve ações pontuais nos últimos anos. Por exemplo, o Instituto de Biologia mudou do ICC para um complexo de prédios com todos os laboratórios necessários, o que incentivou a produção científica. Ali, também, a maioria dos professores tem doutorado e perfil de pós-graduação e pesquisa”, destaca o diretor.

Arte: Marcelo Jatobá / Secom UnB

As duas bases de dados apontam que, em 1990, a Universidade de Brasília publicou menos de 90 trabalhos internacionalmente. No ano 2000, esse número subiu para 235 no primeiro banco e para 272 no segundo. Já em 2010, a UnB teve 1.249 publicações de acordo com o Scopus e 1.009, segundo o Web of Science. Cinco anos depois, os números subiram para 1.733 e 1.433, respectivamente.

Vale ressaltar que, até o fechamento desta matéria, o Scopus contabilizava 683 publicações internacionais da UnB somente em 2016, número superior ao registrado para todo o ano de 2005, por exemplo. Esse é o banco de dados que agora passa a ser utilizado pelo QS University Rankings Latin America, realizado pela Quacquarelli Symonds (QS), no indicador criado este ano para avaliar o grau de internacionalização das instituições de ensino superior do continente latino-americano: o da Rede Internacional de Pesquisa  no qual a Universidade obteve a melhor pontuação entre os critérios analisados. De acordo com esse ranking, a UnB é hoje a nona melhor da América Latina.

PORTAL DE PERIÓDICOS – A Capes, por meio de seu Portal de Periódicos, oferece acesso a textos completos em mais de 37 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais e a diversas bases de dados que reúnem referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos, normas técnicas, patentes, teses e dissertações, entre outros tipos de materiais. Inclui também uma seleção de diversas fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na web.